Líder homenageia Dia da Comunidade Árabe


01/04/2009 16:49

Compartilhar:


Said Mourad, líder do PSC, registrou na Assembleia Legislativa sua homenagem ao Dia Nacional da Comunidade Árabe, comemorado em 25/3. "O Dia da Comunidade Árabe merece destaque. Afinal, somos cerca de 15 milhões de brasileiros com ascendência árabe. Composta em sua maioria por cidadãos de origem libanesa ou síria, a comunidade árabe no Brasil também conta com palestinos, egípcios, marroquinos, jordanianos e iraquianos, entre outros", disse Said Mourad, muçulmano de origem libanesa.

"Quando a gente vê tanto horror e sofrimento entre palestinos da Faixa de Gaza, acho importante destacar a convivência pacífica que a comunidade construiu no Brasil. Aqui, católicos, evangélicos, muçulmanos, judeus, espíritas e umbandistas vivem em paz, sem intolerância. Aliás, nós, árabes, fomos os imigrantes que menos sofreram problemas de adaptação no Brasil, justamente porque encontramos aqui uma sociedade miscigenada, acolhedora e acostumada com as diferenças", declarou o deputado.

As primeiras emigrações árabes ocorreram como meio de fuga à violência da dominação turca, de fé islâmica, que perseguia cristãos árabes. Por volta de 1920, com o agravamento dos problemas socioeconômicos no Oriente Médio, a emigração ganhou novo impulso e a colônia atingiu 50 mil árabes no país, a maioria em São Paulo. "Foram os árabes que criaram a rua 25 de Março, o maior centro de comércio do Brasil", lembrou Said Mourad. E também recordou que a grande onda de imigrantes muçulmanos chegou ao Brasil a partir de 1975, por causa da Guerra Civil no Líbano.



saidmourad@al.sp.gov.br

alesp