Comissão do Trabalho defende emprego dos funcionários do Banespa

Deputados decidiram convidar secretários de Estado e presidente do Santander para prestar esclarecimentos
28/11/2000 08:46

Compartilhar:


Em reunião realizada no dia 22/11, a Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa debateu a recente privatização do Banespa e a situação de seus funcionários. Os empregados temem, como ocorreu em outras privatizações, uma possível alteração da política trabalhista da empresa e a demissão em massa.

Segundo o presidente da comissão, deputado Nivaldo Santana (PC do B), "é preciso que o Banco Santander dê uma contrapartida social à garantia do governo do Estado de que o pagamento dos servidores públicos estaduais continuará sendo feito pelo banco". As regras da federalização e do leilão de privatização do Banespa determinam que o governo deve manter a folha de pagamento dos funcionários e as operações financeiras do Estado no banco até 2007. Ainda assim, Santana lembrou que informações não confirmadas chegam a estimar em 10 mil o número de empregados a serem demitidos, o que representaria metade do quadro dos funcionários.

Os membros da comissão aprovaram a convocação dos secretários estaduais de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, e da Fazenda, Yoshiaki Nakano, para discutir o assunto. O presidente brasileiro do Banco Santander, Gabriel Jaramillo, também será convidado a apresentar os planos do grupo espanhol para o Banespa. Também decidiram solicitar uma audiência com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianoto, para discutir as formas de garantir o emprego dos banespianos.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Nivaldo Santana - 3886-6846/6849)

alesp