Seminário discute teses de Franco Montoro


29/08/2001 20:11

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Acontece nessa sexta-feira, 31/8, às 9h, na Assembléia Legislativa de São Paulo, o seminário "Teses de Franco Montoro". A iniciativa é do Legislativo paulista e da Associação de Cultura Democrática de São Paulo, Fundação Konrad Adenauer, Instituto Jacques Martain do Brasil e Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac).

O coordenador do seminário, Chopin Tavares de Lima, explica os motivos do encontro: "Não é um culto à personalidade, mas às idéias e às bandeiras desse pioneiro chamado Franco Montoro, que no seu tempo falava sobre integração latino-americana, ecologia e alertava para a escassez de água, que será um dos maiores desafios do atual século". O presidente da Associação de Cultura Democrática de São Paulo, deputado Vanderlei Macris, recorda Montoro como um homem à frente de seu tempo. "Ele deixou muitos seguidores e uma pauta de temas que hoje estão na ordem do dia", disse Macris. "Era um estadista com uma visão para o além do imediato e que avaliava o mundo a partir de um prisma muito interessante de construção do futuro".

Programação

9h - Abertura: Walter Feldman, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo; Vanderlei Macris, presidente da Associação Cultura Democrática de São Paulo; Maria Lúcia Montoro Jens, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário - IBEAC; Alceu Amoroso Lima Filho, presidente do Instituto Jacques Martain do Brasil e Wilhelm Hofmeiser, diretor da Fundação Konrad Adenauer.

10h - Primeira mesa, moderador: Vanderlei Macris - Humanismo Cristão: Ética, justiça e solidariedade. Participação: Antônio Caruso Ronca, reitor da Pontifícia Universidade Católica - SP.

10h30 - Descentralização; governo mais perto do povo "Ninguém mora na União ou no Estado. As pessoas vivem no município". Participação: Aspásia Camargo, chefe da Assessoria Técnica da Secretaria Geral da Presidência da República.

11h - Debates abertos à plenária

12h30 - Intervalo para almoço

14h -Segunda mesa. Moderadora; Maria Lúcia Montoro Jens - Ecologia "A escassez da água é uma ameaça à Humanidade". Participação: José Galizia Tundisi, docente da Universidade de São Paulo e do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos.

14h30 -Integração da América Latina "Para a América Latina a opção é clara: integração ou atraso". Participação: Carlos Mena, embaixador do Chile no Brasil.

15h - Diretas Já: "Construamos juntos a democracia". Participação: Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo.

15h30 - Debates abertos à plenária

16h30 - Coquetel e lançamento do livro "Ensaios em homenagem a Franco Montoro - Humanismo e Política".

alesp