Parlamentar contesta veto a LDO


31/08/2005 14:59

Compartilhar:


O deputado Afanasio Jazadji (PFL) espera do governador Geraldo Alckmin uma ação justa para acabar com a greve nas três universidades públicas paulistas: reconsiderar a decisão de vetar o aumento de verbas para essas instituições.

Em julho, o Plenário da Assembléia Legislativa acatou proposta de Afanasio à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), visando ampliar a parcela das universidades em relação ao arrecadado pelo Estado por meio do ICMS, atualmente de 9,57%.

Em seu projeto original de emenda, Afanasio Jazadji defendeu aumento do porcentual para 11,57%, mas o plenário preferiu aprovar reajuste menor, para 10%. "Mesmo com esse aumento pequeno, de apenas 0,43%, seria possível melhorar a qualidade e possibilitar a ampliação do número de vagas e cursos em dezenas de faculdades públicas", analisa Afanasio.

"A USP, a Unicamp e a Unesp, que garantem ensino gratuito a mais de 100 mil universitários do Estado, precisam de mais verbas, de acordo com reivindicações dos reitores. Por isso, apresentei a emenda," diz o parlamentar, que entende que uma greve de professores e funcionários é sempre prejudicial aos alunos, mas o protesto contra o veto de Alckmin é válido. "Resta confiar na sensibilidade do governador. Se ele voltar atrás, estará dando demonstração de grandeza", avalia Jazadji.



ajazadji@al.sp.gov.br

alesp