Proposto programa de prevenção do câncer de mama na Baixada Santista


17/10/2003 16:18

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) apresentou indicação ao governador Geraldo Alckmin para que o Estado crie um programa regional de prevenção e combate ao câncer de mama. Ela também defende a implantação de um centro de referência para diagnóstico e tratamento do câncer na Baixada Santista.

A deputada surpreendeu-se com dados da Fundação Seade, que apontam na Baixada Santista o aumento de 39,6% no número de mortes pela doença, índice bem maior que os verificados no Estado (29,5%) e no país (14,5%). A estatística abrange mulheres entre 50 e 59 anos, no período de 1979 a 1999.

Maria Lúcia ao Governo a realização de pesquisa sobre a relação entre a elevada incidência da doença e a proximidade com o pólo industrial de Cubatão. Ela lembra que avaliação feita pela Secretaria da Saúde estadual colocou a Baixada Santista como a nona pior região de São Paulo em questões de saúde da mulher.

Em ofício enviado ao ministro da Saúde, Humberto Costa, a deputada pede o apoio do Governo federal para reduzir o número de mortes por câncer de mama na região. Pede, também, informações sobre os planos do ministério para ampliar a oferta de leitos do SUS a mulheres que tenham a doença e para os tratamentos complementares, como quimioterapia e radioterapia.

"A prevenção é fundamental, mas não podemos esquecer daquelas mulheres que já contraíram a doença", lembra a deputada. Estimativas do Governo federal revelam que metade dos casos é detectada em estágio avançado. Até o final de 2003, no país, devem ser registrados 41.610 casos, com 9.335 mortes.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp