Índice de desemprego em São Paulo é o maior dos últimos 20 anos

Estudo feito pelo IBGE mostra que número de desempregados é superior ao do mesmo período de 2001
24/10/2002 20:02

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Região Metropolitana de São Paulo, principal centro de mão-de-obra do país, registrou em setembro alta de 9,3% na taxa de desemprego. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse resultado - o pior dos últimos 20 anos - refletiu diretamente na taxa média de desemprego do país, que atingiu 7,5%, superando os 7,3% de agosto e alcançou índice maior que o de setembro de 2001, que era de 6,2%.

De acordo com a técnica responsável pela pesquisa do IBGE, Shirley Ramos, o aumento da taxa de desemprego é reflexo da conjuntura econômica adversa, principalmente da oscilação das taxas de juros, que resultou no desaquecimento da atividade econômica e da pressão sobre o câmbio. Para ela, o quadro da região de São Paulo é caracterizado pelo aumento do número de pessoas desocupadas, que atingiu 46,2%, enquanto o número de pessoas que ocupadas aumento apenas 1,1%. "A região não está gerando postos de trabalho suficiente para reduzir a taxa de desemprego", advertiu Shirley Ramos. Na sua opinião, a indústria não reporá os empregos como em anos anteriores. "A tendência é que o setor de serviços seja o grande gerador de emprego".

Informalidade em alta

Segundo a especialista, houve piora na qualidade dos serviços oferecidos. "O número de serviços com carteira assinada diminuiu e o trabalho informal aumentou." Isso mostra, que as medidas adotadas pelo governo afetaram não só a indústria, mas também o bolso do trabalhador, que teve redução salarial de 1,5% entre os meses de julho e agosto de 2002. Se comparamos com o mesmo período de 2001, a queda aumenta para 2,6%.

A proximidade das festas de fim de ano cria uma expectativa de melhora para o mercado, mas nos próximos meses o quadro não deve ser alterado, declarou a técnica do IBGE.

alesp