Crise destaca importância de reforma política, afirma deputado


10/06/2005 12:56

Compartilhar:


O líder da bancada do PSDB, deputado Ricardo Tripoli, afirmou que a crise política no país deve servir como um alerta sobre a necessidade da reforma política. "A profunda crise provocada pelos escândalos, quando olhada com visão de estadista e não com o olhar eleitoreiro, oferece ao menos a grande comoção necessária para que finalmente a reforma política deixe de ser vago projeto em gabinetes para cair no debate popular e finalmente ser colocada em prática.", disse ele.

"Enquanto isto não ocorrer, que ninguém se iluda, poderão até haver governos honestos, mas jamais se afastará a possibilidade de novos escândalos se sucederem com graus crescentes de gravidade", disse o líder. Na visão dele, não adianta punir os "culpados da vez" se não houver uma reforma política que evite que os problemas voltem a ocorrer.

Desde a sua fundação, aponta o deputado, o PSDB tem uma proposta para evitar esta situação, com a adoção de um regime parlamentarista com voto distrital misto e eleição por listas partidárias. Além disso, aponta o parlamentar, é essencial "profissionalizar o serviço público, evitando que órgãos e empresas sejam peças de barganha política, verdadeiro convite ao saque".

rtripoli@al.sp.gov.br

alesp