Assembléia vai debater turismo estudantil


18/05/2005 18:19

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/16_06_turismo estudantil_2col.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Jovens estudantes que gostam de viajar estão convidados a participar do debate que o deputado Donisete Braga (PT) promove no próximo dia 16/6 no Plenário Teotônio Vilela, da Assembléia Legislativa, das 9 às 13h, com apoio do Conselho de Cultura de Paz (Conpaz).

O turismo na forma tradicional não é acessível à maioria dos estudantes de escolas públicas. Na opinião do parlamentar, é preciso que o poder público ofereça alternativas. Segundo ele, os albergues da juventude são excelentes opções, mas existem poucos no Estado de São Paulo. A idéia de Donisete Braga é transformar as escolas estaduais em albergues durante as férias escolares.

Para este evento, denominado "Turismo Estudantil nas Estâncias " Uma alternativa possível", o parlamentar convidou a professora da PUC de São Paulo, Maria José Giaretta, mestre em Ciências da Comunicação e autora do livro Turismo da Juventude. Também foram convidados o secretário da Juventude, Lars Grael; o presidente da Associação dos Prefeitos das Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo (Aprecesp), Antonio Carlos de Faria; o diretor técnico do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (DADE), Ronaldo Assunpção Machado, e o presidente da União Estadual dos Estudantes, Gustavo Petta.

Projeto

Durante os trabalhos, o deputado vai expor seu projeto de lei que prevê o incremento do turismo jovem utilizando as escolas estaduais das 65 estâncias turísticas do Estado. A proposta prevê a transformação das escolas em albergues, no período das férias. A administração deverá ser feita pelas Associações de Pais e Mestres, que as dotariam de condições de acomodação, com dormitórios, refeitórios, vestuários, cobrando uma taxa para a manutenção do albergue.

O projeto do deputado Donisete Braga estudantes de todo o país, desde que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou superior. No entanto, dá prioridade aos jovens formandos, em qualquer nível de ensino, de escolas da rede estadual de ensino, que nem sempre têm oportunidade de comemorar suas formaturas.

Para viabilizar o programa, o projeto estabelece a celebração de convênios entre estado e municípios, por meio do Fundo de Melhoria das Estâncias. O Estado tem um total de 65 estâncias divididas em climáticas, balneárias e turísticas, todas com numerosas opções de lazer e descanso.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp