O bullying nos noticiários internacionais


10/05/2011 11:58

Compartilhar:


O bullying voltou a ser discutido pela imprensa internacional nos últimos dias. A insistência em trabalhar com o assunto deve-se ao fato de o cantor Justin Bieber ter surpreendido os fãs ao convidar o estudante australiano Casey Heynes para subir ao palco durante um show em Melbourne, na Austrália. Casey, que ficou famoso na internet graças a um vídeo em que aparece se defendendo de um bullying escolar, virou herói no mundo todo.

No ano passado, Bieber disse que sofria bullying na escola e ainda sofre, principalmente com ataques virtuais. O bullying, termo originado na década de 70, a partir da palavra bully, que significa "valentão", tornou-se um assunto muito discutido pela alta incidência nas escolas de todo o mundo.

Em São Paulo, o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB, apresentou o Projeto de Lei 1.239/2009, que institui o Programa de Combate ao Bullying nas escolas públicas e privadas do Estado. A ideia, segundo o parlamentar, é estimular o combate a qualquer tipo de humilhação dentro das escolas.

O PL propõe ainda que a escola crie uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários, para a promoção de atividades informativas, de orientação, prevenção e sanção interna. "Essa é a hora das escolas, pais e autoridades se unirem para combater qualquer tipo de violência física e psicológica", disse Gilmaci.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp