Frentes de Trabalho diplomam mais 400 pessoas na Zona Leste


03/09/2001 19:39

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Vanderlei Macris (PSDB) participou nesta sexta-feira, 31/8, da entrega de diplomas para 400 pessoas inscritas no Programa Frentes de Trabalho, do governo do Estado. A cerimônia aconteceu na Vila Cisper, em Ermelino Matarazzo, Zona Leste, e contou com a participação do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, e de uma delegação de trabalhadores chineses, convidada a conhecer o programa pela Central Autônoma de Trabalhadores (CAT).

As frentes de trabalho foram criadas pelo ex-governador Mário Covas, em junho de 1999, como uma resposta emergencial à situação do desemprego em São Paulo. As pessoas recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 160,00 e uma cesta básica com 30 quilos de alimentos.

Trabalham na pintura de muros, varrição de ruas, ajudam a cuidar de estações ferroviárias e escolas públicas, entre outros serviços prestados à comunidade. Ao mesmo tempo, participam de cursos de requalificação profissional, que incluem noções de cidadania e geopolítica, com o objetivo de reincorporá-las ao mercado de trabalho.

Os cursos são voltados para diferentes profissões, entre as quais instaladores de TV a cabo, de fios telefônicos, hotelaria e informática. Muitos dos formados concluem o treinamento já com empregos garantidos.

A diplomação de mais 400 pessoas no Programa ocorreu na Sociedade Unidos de Vila Cisper, presidida por Valdemiro Leite Monteiro, onde também foram ministrados os cursos. O deputado Vanderlei Macris fez uma palestra sobre o trabalho parlamentar na Assembléia Legislativa.

Para participar do Programa Frente de Trabalho, a associação de moradores deve estar cadastrada na Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho.

alesp