Unesp inicia parceria para abertura de cursos em São João da Boa Vista


16/02/2004 18:46

Compartilhar:


Da Assessoria da Presidência da Assembléia

Os primeiros entendimentos para que uma universidade pública desenvolva projetos na região de São João da Boa Vista começaram nesta sexta-feira, 13/2, durante reunião entre o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor José Carlos de Souza Trindade, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Sidney Beraldo, e o prefeito Laert de Lima Teixeira.

Acompanhado pelo pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Marcos Macari, e pelo coordenador geral das unidades diferenciadas da Unesp, Sebastião Gomes de Carvalho, o reitor, a convite do deputado Sidney Beraldo, conheceu a proposta da prefeitura de São João da Boa Vista para a efetivação de parceria com a universidade.

José Carlos de Souza Trindade falou sobre o processo de expansão da Unesp e afirmou que um estudo em todo o Estado de São Paulo constatou que a região de São João da Boa Vista apresenta "um grande vazio no ensino superior público" e fez uma explanação sobre o crescimento da universidade nas regiões do litoral, Registro, Itapeva, Sorocaba, Dracena, Tupã, Ourinhos e Pontal do Paranapanema.

O deputado Sidney Beraldo ressaltou que o governador está destinando recursos para a expansão das três universidades públicas do Estado (Unesp, USP e Unicamp) e que a Assembléia Legislativa também está fazendo a sua parte, aprovando verbas extra-orçamentários: "Além dos 9,57% do orçamento do Estado que vão compulsoriamente para as universidades, o governador tem concedido recursos extras.

Neste ano, por exemplo, foram mais de R$ 5 milhões para a Unesp realizar projetos de expansão", destacou. Beraldo, que foi membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia, defende o aumento da oferta de vagas nas universidades públicas e acredita na evolução das negociações entre a Unesp e a prefeitura de São João da Boa Vista.

Cursos

Sobre a instituição de cursos em São João da Boa Vista, ainda para este ano, o reitor disse estar otimista em razão da estrutura oferecida pelo Centro de Educação Profissional (CEPRO), e ressaltou que a qualidade das instalações da Escola Técnica acelera o processo, uma vez que permite economia de tempo e dinheiro. "Se fossemos iniciar a construção, isso demandaria, além de recursos adicionais, um ou dois anos para concretizarmos a estrutura física", explicou. A respeito de quais seriam os cursos, o reitor da Unesp declarou que o objetivo é criar um centro de pesquisa de geração de conhecimento na área de softwares e um centro de pedagogia para formação de professores de nível superior, principalmente para atender os profissionais que atuam no ensino municipal.

alesp