Seminário sobre Segurança Pública em Santo André


03/06/2008 19:29

Compartilhar:


No próximo dia 7/6, o deputado Vanderlei Siraque (PT) promoverá o seminário "A Segurança Pública e os Municípios", no Hotel Mercure, localizado na Avenida Industrial, 885, em Santo André, no período das 8h30 às 13 horas.

O evento contará com as presenças da secretária de Defesa Social de Diadema, Regina Miki, que explanará sobre o tema "Experiências nacionais", do assessor especial do Ministério da Justiça, Vicente Trevas, que abordará o tema "O papel do município na segurança pública" e da coordenadora regional do Pronasci a da Senasp, Ligia Daher, que falará sobre "A importância da matricialidade das ações".

Siraque sempre pautou o seu mandato pela articulação de políticas públicas na área de segurança. A segurança pública tem se tornado um tema multidisciplinar que não envolve apenas a ação da polícia. Neste sentido, a formulação de políticas públicas e a implementação de ações na área da segurança pública, que visam elevar a qualidade de vida dos cidadãos, deixaram de ser competência única e exclusiva do governo estadual.

A gestão local da segurança pública, ao contrário de concorrer com as forças policiais vinculadas ao governo estadual, tem por mérito articular os recursos locais, muitas vezes já existentes, e, em parceria com outras pastas, conjugar os esforços para solucionar os problemas que geram as oportunidades para a ocorrência e a proliferação do crime e da violência. Dessa forma, a ação do município está fortemente embasada em novos conceitos que redefinem a segurança pública e asseguram ampla participação da gestão local.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp