Assembleia Popular


17/12/2010 12:20

Compartilhar:


Problema recorrente



Comentando os recentes casos de violência contra homossexuais divulgados pela imprensa, Edith Modesto, presidente do Grupo de Pais de Homossexuais (GPH), disse que o problema da homofobia é recorrente, como comprovam casos de outras épocas que relatou.



Lei da homofobia



Clarice Cruz Pires, integrante do GPH, relatou histórias de preconceito vividas por seu filho homossexual e enalteceu a relação sua e de sua família com a presidente da entidade. Na oportunidade, pugnou pela aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que pune a homofobia.



Imagem profissional



Após defender a manutenção da Assembleia Popular pela próxima Mesa Diretora da Casa, José Leonilson de Queiroz Almeida, representando os trabalhadores em call centers, discutiu mazelas vividas pelos operadores de telemarketing, tanto no desempenho de suas funções, como na imagem da profissão.



Alunofobia



Após se solidarizar com as integrantes do GPH presentes no plenário, Cremilda Estella Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos (Napa), disse estar, no entanto, horrorizada com o que chamou de "alunofobia" perpetrada, segundo ela, pelas autoridades país afora.



Bons sentimentos



O cidadão Sílvio Luiz Del Giudice sugeriu que os políticos utilizem "bons sentimentos" em suas ações como forma de contrapor os maus sentimentos que existem na sociedade. Para ele, os bons sentimentos melhoram o espírito e podem proporcionar a construção de um Brasil melhor.



Formação cidadã



Merice Andrade de Quadros, do movimento Embu Guaçu em Ação, afirmou que o sucateamento da escola pública está a serviço da privatização. Se os professores não ensinam bem é porque não tiveram a "formação cidadã", mas uma formação voltada ao capital. Finalizou convidando todos a lutarem contra todo tipo de discriminação e preconceito.



Criminalização da homofobia



William Souza Neves, do projeto Purpurina, pediu uma lei que criminalize a homofobia, o que não somente o protegerá, como homossexual, mas a toda sua família, que também sofre preconceito e discriminação.



Mais hospitais infantis



Argumentando que as crianças não devem ter contato com os adultos doentes, José das Merces de Freitas, da Associação Vanguarda dos Moradores do Jardim Icaraí, pleiteou a construção de vários hospitais infantis. "São Paulo é muito grande e não seria justo pedir apenas para a minha região", declarou. Ele também pediu maior rapidez no atendimento pelo SUS.



Eleição dos conselhos de escola



A eleição dos conselhos de escolas dominou o discurso de Mauro Alves da Silva, do Conselho Coordenador das Associações Amigos de Bairro (Consabesp). Para ele, essas eleições não têm sido republicanas, pois além da pouca participação dos envolvidos, ainda ocorrem manipulações. Mauro citou o exemplo de Ribeirão Preto, que em 2006, por iniciativa o Ministério Público local, criou o Dia da Eleição do Conselho de Escola e realizou campanha para incentivar a participação dos alunos, pais e professores.



Responsabilidade do Estado



Esposa de policial militar, Priscila Carneiro, embora tenha reconhecido os bons serviços prestados pela Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física do Estado de São Paulo (Apmdfesp), declarou ter receio de que essas associações venham a "exonerar a responsabilidade do Estado". Priscila entende que o Estado, pelos tributos que arrecada, é quem deve suportar esse e outros ônus decorrentes da atividade policial militar.

alesp