Da Tribuna


03/05/2011 20:32

Compartilhar:


Trecho norte do Rodoanel



Representantes da população da zona norte da capital e de Guarulhos foram recebidos pelo Colégio de Líderes da Assembleia para tratar da alteração do traçado do trecho norte do Rodoanel, a fim de causar menos dano ambiental e social, anunciou Luiz Cláudio Marcolino (PT), que disse que essa mesma comissão teria reunião, ainda no dia 3/5, na Dersa. Marcolino também criticou o prefeito de São Paulo " que segundo ele, só anda de helicóptero " por sua despreocupação com os impactos no trânsito da cidade por conta da corrida da Fórmula Indy. (MF)



Brasil-Itália



São Paulo cresceu em decorrência da imigração italiana, e ainda hoje 32% de sua população é de seus descendentes, lembrou Vitor Sapienza (PPS), ele mesmo neto de italianos e criador na Assembleia do Dia da Comunidade Italiana. Por isso, o deputado parabenizou o governador Alckmin pela assinatura, no dia 3/5, de decreto aderindo ao Ano da Itália no Brasil, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes da qual Sapienza participou. Isso trará intercâmbios culturais, industriais e comerciais, disse Sapienza, que espera que essa iniciativa se estenda "às outras nacionalidades que ajudaram a desenvolver o Brasil". (MF)



Hospitais do Vale do Paraíba



A Frente Parlamentar do Vale do Paraíba visitou 19 hospitais da região e entregou relatório sobre seu funcionamento ao secretário da Saúde no dia 2/5, contou Marco Aurélio (PT). Ele relatou o retorno dado pelo secretário, principalmente a promessa de solução dos problemas na cidade de Taubaté, um dos quais seria a falta de credenciamento de hospitais, que obriga pacientes a irem a outras cidades para serem atendidos. (MF)



Regularização fundiária



Orlando Bolçone (PSB) informou a realização, no último dia 29/4, do simpósio Parcelamento Ilegal do Solo Urbano e Regularização Fundiária, promovido pela prefeitura de São José do Rio Preto, com a participação de representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Defensoria Pública, entre outros. A cidade de São José do Rio Preto, governada pelo ex-deputado Valdomiro Lopes, segundo o deputado, não tem favelas, mas tem 108 loteamentos, a maioria na área rural, necessitando de regularização, que poderá ser feita pelo programa Cidade Legal, do governo do Estado. (MF)



Recursos



Olimpio Gomes (PDT) comentou que o governo do Estado aplicou 13% a menos do orçamento na Polícia Civil, mas, ainda que um percentual maior do que o previsto tenha sido dado ao orçamento na PM, o investimento foi em recursos de infraestrutura, tais como viaturas, rádios etc., não em recursos humanos. "A viatura, o rádio não fazem policiamento sozinhos. Onde ficam os policiais, que continuam com salários tão humilhantes?", questionou. (MZ)



Estranho interesse



A respeito da realização da Fórmula Indy na segunda-feira, 2/3, dia útil, o deputado Adriano Diogo (PT) apresentou um vídeo desse evento, onde aparece o campeão bebendo leite Nestlé aos invés de champanhe, como é tradicional. "Paralisar a cidade em uma segunda-feira: é de se perguntar que interesse move realizadores da corrida. Olhando o vídeo entendemos que a cidade ficou paralisada para atender os interesses da Nestlé e da cervejaria Itaipava". (MZ)



SPPrev



De acordo com o comunicado da SPPrev aos pensionistas, o demonstrativo de pagamento passará a ser disponível para consulta pela internet, ou enviado pelo correio, com um custo de postagem de R$1,00. Carlos Giannazi (PSOL) qualificou essa regra como absurda, "ademais, vindo de um órgão que demora de dois a três anos para atender as solicitações de aposentadoria dos funcionários, demonstrando a ineficiência e incompetência deste governo". (MZ)



Inverdades



Isac Reis (PT) contestou afirmações que o deputado Marco Aurelio de Souza (PT) fizera a respeito de aquisição e troca de terrenos pela prefeitura de Carapicuíba. Segundo Reis, são inverdades que carecem de comprovação. "Para dor de cotovelo não há água medicinal que cure " esse dito é antigo, porém, verdadeiro", asseverou. (MZ)



Indiferença



"As notícias de tragédias como assassinatos e de crianças em situações desesperadoras, mostradas pela mídia, sempre estão associadas ao uso de drogas. Infelizmente, os governantes fingem que não sabem. A diferença social não faz bandido, mas a droga que entra abertamente pelas nossas fronteiras e a desestruturação da famíla, sim", afirmou Rafael Silva (PDT). (MZ)



Desenvolvimento de Carapicuíba



Isac Reis (PT) citou as conquistas do município de Carapicuíba e afirmou que, mais do que as grandes obras, é o sorriso das crianças, beneficiadas pelas melhorias ocorridas no município, que lhe traz satisfação como deputado. "O que me deixa feliz é saber que o índice de crianças desnutridas foi reduzido, que o número de creches aumentou, que os moradores não precisam mais se utilizar de outro endereço para ter atendimento médico em outra cidade. Carapicuíba tem posto de saúde, tem estrada e pode ser uma cidade muito melhor". (DK)



Amianto



Marcos Martins (PT) lembrou que no dia 28/4 ocorreu a jornada mundial das vítimas do amianto na Itália, em Casale Monferrato, que contou com a participação de delegações do Brasil, EUA, França, México, Espanha, entre outras. Martins também leu texto referente à luta de vários países contra o amianto. "No processo italiano, mais de 6 mil pessoas estão buscando reparação judicial e esses processos demonstram a importância de se adotar uma perspectiva internacional referente aos direitos das vítimas dos crimes promovidos pelas empresas multinacionais do amianto". (DK)



Mudança nos partidos



"Ele é um grande homem público, com uma boa trajetória política. O PT acertou na escolha do novo presidente nacional", disse Carlão Pignatari (PSDB) sobre eleição do deputado Rui Falcão para o cargo de presidente nacional do PT. Ele comentou a convenção que será realizada no sábado, dia 7/5, para eleger o presidente do diretório estadual do PSDB e pediu que haja "uma convivência saudável" entre os dois partidos. Pignatari também pediu o apoio dos parlamentares ao projeto de lei que prevê redução de impostos sobre a construção de moradias populares. (DK)



1° de maio



Jooji Hato (PMDB) comentou a morte de Osama Bin Laden. Segundo o deputado, a mídia tem destacado fortemente a morte do terrorista e as opiniões se dividiram entre os que acreditam ou não. Entretanto, o que importa para Hato é o pronunciamento feito por Obama, em que o presidente anunciou que o mundo agora está seguro. "Será mesmo?" questionou. O deputado lembrou as mortes do atentado de 11 de setembro e pediu aos países mais diálogo e menos armas. Hato afirmou que na guerra todos perdem, e defendeu o desarmamento. (DV)



Conhecimento e informação



Rafael Silva (PDT) declarou que enquanto não houver desenvolvimento cultural e intelectual da nação, o país não irá melhorar. Para ele, o compromisso passa a existir a partir da escolha das pessoas. Por isso, alegou que a população precisa se conscientizar e entender seu verdadeiro papel de cidadão e suas responsabilidades, "caso contrário seus representantes não cumprirão com suas obrigações". O deputado afirmou que falta informação e conhecimento às pessoas e disse que isso se deve à falta de uma formação adequada, através de uma educação mais completa e ampla. (DV)

alesp