Força Sindical quer discutir mínimo regional com a Assembléia


05/12/2000 18:37

Compartilhar:


O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, participou da reunião do colégio de líderes partidários da Assembléia Legislativa na tarde desta terça-feira, 5/12, para apresentar aos parlamentares a proposta do valor do salário mínimo regional de R$ 250. O sindicalista quer que ela seja discutida na Assembléia antes de ser apresentada ao governador do Estado, a quem compete a elaboração do projeto e seu envio ao Legislativo paulista. Paulinho agradeceu a colaboração do deputado Cícero de Freitas (PFL), ex-diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo no trabalho de adequação da proposta às normas da Assembléia. Paulinho contou que tem participado das discussões em Brasília acerca do valor do mínimo nacional e que a proposta da Força Sindical surgiu a partir desses encontros. Ele relatou que 1 milhão e 500 mil trabalhadores paulistas ganham até um salário mínimo. "A grande maioria da população ganha muito pouco."

O presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris, salientou que a discussão do tema pelo Legislativo paulista é muito importante, "porque aqui está representada toda a população do Estado através dos partidos políticos". Macris lembrou, ainda, que a Casa "tem sido palco de debates sobre questões que dizem respeito à qualidade de vida da população e tem procurado um modelo de desenvolvimento sustentável para São Paulo, com os trabalhos do Fórum São Paulo Século XXI". Macris propôs a realização de uma audiência pública, que deve acontecer no mês de fevereiro próximo, para discutir o assunto.

O deputado Willians Rafael (PL), durante a reunião, defendeu projeto de sua autoria que tramita na Assembléia e autoriza o governador do Estado a formar uma "comissão de notáveis", a ser composta por representantes de vários setores ligados ao trabalhador, para definir o valor do salário mínimo regional. A proposta de Rafael também será pauta da audiência pública.

alesp