Crianças internadas em hospitais vão receber apoio educacional


28/11/2000 16:12

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa derrubou na última quinta-feira, 23/11, veto do governador Mário Covas ao PL 369/96, do deputado Milton Flávio (PSDB), que diz que crianças e adolescentes internados em hospitais da rede pública, por tempo indeterminado, receberão acompanhamento educacional durante o período de sua internação. Sempre que possível, tal atendimento será feito em grupo, desde que estejam internados na mesma unidade hospitalar. A nova lei será sancionada nos próximos dias.

"Distantes da família e de seu ambiente social, que nessa faixa etária é basicamente o escolar, os jovens pacientes tendem a ficar desmotivados, ansiosos e deprimidos. Esses fatores dificultam a cura, contribuindo para o aumento do período de internação", afirma o autor da proposta, que é urologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu. "Quando voltam para a escola, após um afastamento prolongado, eles sentem-se em desvantagem, emocional e intelectualmente, em relação ao seu grupo."

Segundo Milton Flávio, desde 1995, a Secretaria Estadual da Educação mantém convênios com alguns hospitais da Capital, como o Darcy Vargas: "A idéia é ampliar essas parcerias, visto que, ao contribuir para a redução do tempo de internação, o acompanhamento educacional compensa - e muito - os gastos adicionais com professores e estagiários".

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Milton Flávio - 3886-6743/6757)

alesp