Junji pede crédito para produtores vítimas da geada

Reivindicação foi apresentada ao secretário da Agricultura, João Carlos de Souza Meirelles
20/07/2000 14:18

Compartilhar:


O deputado Junji Abe (PSDB) esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 20/7, com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles. O parlamentar, presidente licenciado do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, solicitou a liberação urgente de recursos do Fundo de Expansão da Agropecuária e da Pesca (FEAP) ou de outra linha de crédito com juros reduzidos para socorrer os minis e pequenos produtores rurais do Alto Tietê, duramente castigados pelas geadas que atingem toda a região.

Segundo Junji, Meirelles determinou que a reivindicação seja analisada pelos órgãos ligados à secretária em esquema de urgência. "Vamos fazer o que for possível para ajudar rapidamente os produtores da Região do Alto Tietê", garantiu. A boa receptividade do secretário animou o deputado. "Precisamos que os recursos do FEAP estejam disponibilizados rapidamente, pois os produtores precisam reiniciar suas plantações para fazer frente aos seus compromissos".

O FEAP, informa o deputado, é operado pela Nossa Caixa-Nosso Banco e tem por objetivo financiar programas e projetos de interesse da economia estadual, aos agricultores, pecuaristas e pescadores artesanais, bem como a suas cooperativas e associações. A taxa de juros é infinitamente inferior aos cobrados pelos bancos nos financiamentos normais. "São R$ 10 mil para cada produtor, no máximo, com juros anuais de 4%. No crédito pessoal, a taxa está em torno de 5% ao mês", salienta.

Para dar maior força à reivindicação, o parlamentar anexou ao seu ofício um dossiê contendo reportagens publicadas pela imprensa regional nos últimos dias sobre os prejuízos da agricultura local. "Ele leu atentamente as reportagens e ficou ainda mais sensibilizado com a situação dos produtores do Alto Tietê", destaca Junji.

Balanço. No início da manhã, Junji esteve reunido com a diretoria do Sindicato Rural e do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) avaliando os estragos causados pelo fenômeno climático. De acordo com os levantamentos que estão sendo realizados desde a madrugada de segunda-feira pelo Sindicato Rural e pelas Casas da Agricultura da região, salienta, os prejuízos chegam em torno de 60 a 70% da safra das culturas de inverno, como as hortaliças

"Alguns produtores perderam praticamente tudo o que haviam plantado e não possuem recursos suficientes para reiniciar o cultivo dos produtos. Em outras palavras, eles estão num beco sem saída: não têm o que colher, não têm como plantar e têm dívidas para pagar", assinala o parlamentar, que também é diretor licenciado da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e produtor rural, no bairro de Biritiba Ussu.

A primeira geada que caiu sobre a região do Alto Tietê em 23 de junho, acentua Junji, causou prejuízos médios de 30% nas lavouras. "Entretanto, nos produtos que estavam em ponto de corte, a perda foi de até 80%." A repetição do fenômeno climático na segunda e na terça, com intensidade ainda maior, causou prejuízos piores. "Os produtores ainda contabilizavam as perdas que tiveram com a primeira geada, quando o fenômeno se repetiu, destruindo as plantações remanescentes."

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp