Prédio da Assembléia é patrimônio cultural do Estado

É dado primeiro passo para criar Centro de Memória do Legislativo Paulista
30/08/2001 18:11

Compartilhar:


Da redação

O edifício-sede ("Palácio 9 de Julho") da Assembléia Legislativa é o mais novo patrimônio cultural do Estado de São Paulo. O Projeto de lei n.º 350/2001, de iniciativa da Mesa Diretora da Casa, foi aprovado nesta quinta-feira, 30/8, em sessão extraordinária. O presidente da Assembléia, deputado Walter Feldman, comemorou a aprovação do projeto, que doa aos paulistas mais um espaço cultural.

Com a transformação do prédio em novo espaço cultural dos paulistas, a Assembléia Legislativa facilita o acesso da sociedade a todo o material produzido e existente na Casa, como obras de arte, iconografia, objetos significativos e documentos históricos. A iniciativa poderá ensejar ainda a criação de um Centro de Memória do Legislativo Paulista, incluindo o "Palácio 9 de Julho" no roteiro cultural da cidade e do Estado.

O novo patrimônio cultural funciona, desde 25 de janeiro de 1968, na avenida Pedro Álvares Cabral n.º 201, em frente ao parque do Ibirapuera, e no momento sedia, em seu hall monumental, a exposição "Nova Berlim - Cidade para o Século XXI", patrocinada pelo consulado alemão de São Paulo.

alesp