Combate à violência nas escolas reúne Lideranças em Sorocaba

Pesquisa realizada pela Udemo mostra que 81% das escolas da rede pública estadual já sofreram algum tipo de violência
27/08/2001 15:42

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Plenária sobre Combate à Violência nas Escolas, organizada pelo deputado Hamilton Pereira (PT) e pela vereadora sorocabana Tânia Bacelli (PT) reuniu diversas lideranças regionais, na última sexta-feira, 24/8, na Câmara Municipal de Sorocaba.

Durante o evento, foram apresentados a Lei Estadual 10.312, de autoria de Hamilton Pereira, que institui o "Programa Interdisciplinar e de Participação Comunitária para Prevenção e Combate à Violência nas Escolas", e o Projeto de Lei 90/2001, de autoria da vereadora Tânia Bacelli que, a exemplo dos vereadores da região, pede a adoção do programa na rede municipal de ensino de Sorocaba.

Volmer Pianca, representante do Sindicato dos Especialistas em Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo), apresentou a última pesquisa realizada pela entidade, no final do ano passado, que mostra que 81% das escolas da rede pública estadual já sofreram algum tipo de violência. "O problema, que no início se resumia às grandes cidades, atinge hoje praticamente todos os municípios do Estado", afirmou Volmer.

Entre os principais problemas apontados pelo professor estão a desagregação familiar, a reorganização da rede de ensino que afastou o aluno da comunidade onde vive, o abandono dos prédios das escolas e a falta de estímulo aos docentes e dirigentes de escolas.

A pedagoga Dirce Gomes, que trabalha no combate à violência nas escolas desde 1989, afirmou que o Programa é perfeitamente aplicável e que "nós só precisamos do envolvimento dos diferentes setores da sociedade nesse trabalho, sabendo utilizar o potencial de cada um".

A implantação do Programa em Sorocaba será objeto de encontro entre Hamilton Pereira e Tânia Bacelli com autoridades municipais. Em São Roque e Itapetininga, projetos de Lei Municipal nesse sentido foram apresentados pelos vereadores petistas Maurício Tavares e Fuad Abrão, e aprovados por unanimidade nas Câmaras de Vereadores.

O Projeto também recebeu o apoio da deputada federal Iara Bernardi (PT), que esteve presente na Plenária, e afirmou que levará o Programa para ser discutido na esfera federal.

"Este é um projeto muito importante porque envolve não só os alunos das escolas, como toda a comunidade, entre pais de alunos, professores, funcionários e moradores dos bairros próximos, em ações em prol da própria comunidade", explica Hamilton Pereira. "Isso gera um vínculo de respeito com o espaço da escola, entre os membros da comunidade, a partir do convívio social sadio, além de promover medidas socioeducativas e sanar o problema de falta de opções de lazer, grande gerador de violência", conclui o deputado.

alesp