Orquestra da Unesp traz à Assembléia o violoncelista Zygmunt Kubala


13/05/2003 15:51

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Como acontece toda segunda terça-feira do mês, a Orquestra de Câmara da Unesp trouxe ao Palácio 9 de Julho a genialidade de compositores da música clássica universal.

Neste 13 de maio, a orquestra executou o Concerto para Violoncelo em Si bemol Maior, do italiano Luigi Boccherini, o principal representante da música instrumental latina durante o período do classicismo vienense.

Para o mestro Carlos Kaminski, diretor da Orquestra, "é uma obra de virtuosidade instrumental que faz parte obrigatória do repertório tradicional escrito para violoncelo solo e orquestra de câmara".

O solista do dia foi o violoncelista polonês Zygmunt Kubala, um dos fundadores da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo. Com carreira internacional, Kubala é autor de várias cadências e concertos para violoncelo e orquestra, tendo lançado dois CDs: Estados D'Alma, com a pianista Rosana Civile, e Arpegionne, com o violonista Paulo Pedrassoli.

Além de Boccherini, o orquestra apresentou ainda os seis últimos concertos, de um conjunto de 12 concertos, do Concerti Musicali opus 6, de Giuseppe Torelli, compositor italiano do período Barroco.

"Sendo a primeira audição brasileira, é uma excelente oportunidade de conhecer a arte de um compositor um tanto esquecido nos concertos de música instrumental", salientou Kaminski.

A regência do concerto desta terça-feira ficou a cargo do maestro Jorge Salim.

alesp