Frente Parlamentar debate organização dos idosos


24/04/2003 18:41

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

"A importância da organização dos idosos" foi o tema da audiência pública que a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável promoveu nesta quinta-feira, 24/4. O evento, sob a coordenação da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), teve como debatedores o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Antônio Salgado, a representante do Conselho Municipal da Terceira Idade de São Paulo, Leda Maria Trica de Oliveira e o membro da Subcomissão de Idosos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Flávio Crocce Caetano. O evento contou ainda com apresentação do coral Seresteiros da Terceira Idade.

"Para que ampliem cada vez mais seus direitos e conquistem novos espaços, é fundamental que os idosos estejam organizados. Este debate tem como meta relatar experiências bem sucedidas, além de apontar caminhos para grupos ainda em formação", destacou a deputada Prandi.

Criada em setembro de 2001, a Frente é a primeira iniciativa do gênero entre os legislativos estaduais de todo Brasil. O órgão promove encontros mensais, sempre na penúltima quinta-feira de cada mês. Entre outras questões referentes à Terceira Idade, já foram abordadas a moradia, a saúde e o projeto de lei que cria o Estatuto Nacional do Idoso.

"Esses encontros são importantes porque, a partir deles, verificamos novas demandas e reivindicações dessa parcela da população. Com isso, o mandato ganha força na luta pela concretização e ampliação dos direitos dos idosos", enfatizou a deputada, lembrando que a população idosa tem uma taxa de crescimento maior que as registradas nas demais faixas etárias. "O Brasil é um dos países com maior número de idosos do mundo. Em São Paulo, vivemos a mesma realidade, o que reforça a necessidade de mais políticas públicas de atenção a estas pessoas", disse Prandi.

alesp