Assembléia e Câmara dos Deputados assinam acordo para transmissão digital da TV Alesp


04/06/2008 19:27

Compartilhar:


Nesta quinta-feira, 5/6, os presidentes da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Vaz de Lima, e da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, assinam, em Brasília, acordo de cooperação técnica que possibilitará a transmissão digital da TV Alesp para a cidade de São Paulo. Pelo acordo, serão adotadas ações conjuntas para a implementação do sinal digital por meio do canal 61, correspondente à faixa de freqüência de 752 a 758 MHz, consignado à Câmara pelo Ministério das Comunicações em dezembro do ano passado.

A transmissão acontecerá em caráter experimental, mediante a cessão de uma sub-canalização do canal de televisão digital da Câmara. Também está prevista a instalação de uma estação radiodifusora em São Paulo, que consistirá de uma torre de transmissão com a infra-estrutura adequada para a instalação de transmissor, sistema irradiante e outros equipamentos necessários para a captação e a transmissão simultâneas dos sinais de som e imagem da televisão digital em canal aberto.

Na tecnologia digital, um dos recursos previstos é o da multiprogramação - ou seja, é possível transmitir até quatro programações simultâneas por um mesmo canal, com qualidade digital, em sinal aberto e gratuito para toda a população. Os recursos técnicos da TV digital permitem também a portabilidade, ou seja, o sinal poderá ser captado, gratuitamente, por celulares que recebam o sinal de TV (já disponíveis em São Paulo).

Outro recurso é a interatividade: por meio do controle remoto, de sua casa, o cidadão pode saber o conteúdo do que está sendo votado ou discutido pelo Plenário e nas comissões, o perfil e o posicionamento político do deputado que está na tela ou, ainda, votar e opinar sobre os temas em discussão. A mobilidade vai permitir a recepção do sinal em TVs instaladas em ônibus e carros.

O acordo de cooperação prevê o rateio dos investimentos e do custeio do canal digital, o que tornará a rede atrativa para todos os parceiros. Para a cidade de São Paulo, os valores para sua instalação definitiva devem passar dos R$ 10 milhões. Inicialmente, não haverá custos entre os parceiros para as transmissões experimentais, pois serão usados equipamentos digitais para testes cedidos por empresas.

Na solenidade desta quinta, será apresentado ainda o cronograma inicial de expansão do sinal digital da TV Câmara - aberto e gratuito - em todo o país, até o ano de 2014. O início da operação definitiva da TV Câmara Digital em São Paulo deverá ocorrer ainda em 2008, após período de testes. Ainda neste ano, além de São Paulo, a TV Câmara Digital chegará a Belo Horizonte. As duas cidades, juntas, representam 7,2% da população brasileira.

alesp