Em favor da paz nas escolas


26/05/2009 18:16

Compartilhar:


Segundo pesquisa da Udemo (União dos Diretores de Escola do Magistério Oficial do Estado de São Paulo), conduzida em abril de 2008, 86% do universo das escolas entrevistadas no Estado " 683 " apontaram algum tipo de violência ocorrida no ano anterior. O resultado obtido foi semelhante ao da Apeoesp (Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), que chegou ao índice de 87%. Reportaram-se atos de violência verbal, vandalismo, agressão física, furto, assalto à mão armada, violência sexual e até mesmo assassinato. Na capital, apenas 3% das escolas não apresentaram queixa de violência, e no interior, 18%. Segundo especialistas, vem acontecendo um recrudescimento da violência, já há alguns anos, devido à diminuição da autoridade do professor e a retirada da autonomia do conselho.

Atento para o problema, que se agrava e exige soluções nem sempre fáceis, o deputado Ed Thomas (PSB) propôs o Projeto de Lei 382/2009, que visa resolver a questão de uma forma participativa, por envolver alunos, seus pais e responsáveis, mestres e a comunidade.

O programa "Semana da Paz na Escola" tem por objetivo desenvolver campanhas educativas de conscientização e valorização da vida, dirigidas à infância, juventude e comunidade escolar e implantar campanhas voltadas ao controle da violência na escola, com a finalidade de garantir o reconhecimento e obediência dos direitos humanos, o pleno exercício da cidadania e o alcance da paz na escola.



edthomas @al.sp.gov.br

alesp