Seminário aborda integração do portador de deficiência através do esporte


17/04/2008 17:50

Compartilhar:


No segundo dia do seminário Programa de esporte e lazer para os municípios, um dos temas apresentados foi a integração do portador de necessidades especiais através do esporte. O professor doutor Roberto Gimenez, diretor do curso de educação física da Universidade da Cidade de São Paulo (Unicid), fez um balanço de estudos realizados para verificar qual o efetivo resultado da participação de portadores de necessidades especiais em atividades esportivas.

As pesquisas abordaram também a inclusão de pessoas não portadoras em atividades conjuntas. "Por nossas observações, há um ganho efetivo para o portador quando ele é estimulado a participar de atividades esportivas. Este ganho não é apenas físico, como a melhora do equilíbrio, da noção espacial e da coordenação motora, mas há um avanço na socialização, na tomada de decisões e na autonomia, para citar alguns aspectos", afirmou Gimenez.

O assessor do deputado Enio Tatto, Mauro Scarpinatti, discorreu sobre como o esporte é ferramenta importante na inclusão social. "O potencial mobilizador do esporte é significativo. É um indutor da inclusão social, ele favorece a cooperação e a solidariedade", afirmou.



Educação complementar



O esporte e o lazer como política pública foi o tema da intervenção do prefeito de Araraquara, Edson Antonio da Silva (Edinho). O município conta hoje com 103 escolinhas de esporte que atendem 5.700 crianças em 21 modalidades esportivas. Segundo Edinho, as escolinhas oferecem uma educação complementar que se integra com outros programas municipais na área da saúde, educação, apoio à família etc. "O nosso monitor exerce um papel fundamental como educador e integra a área esportiva com as outras ações da prefeitura", informou. O prefeito deu um panorama dos diversos programas que atingem desde as crianças até os idosos. O seminário prossegue nesta sexta-feira.

alesp