Encontro na Assembléia cria Fórum dos Prefeitos do PSDB

Cerca de 170 prefeitos e vices debateram temas como experiências administrativas e o modo tucano de governar
04/09/2001 14:15

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Cerca de 170 prefeitos e vice-prefeitos tucanos participaram no último sábado, 1.º/9, do 1.º Encontro de Prefeitos do PSDB de São Paulo, que ocorreu na Assembléia Legislativa paulista. O evento, organizado por uma comissão composta pelos administradores Emanuel Fernandes (São José dos Campos), Miguel Haddad (Jundiaí), Renato Amary (Sorocaba), Roberto Tamura (Capão Bonito), Lacir Baldusco (Itapecerica da Serra) e Oldemar do Val (Ouro Verde), foi presidido pelo presidente estadual do PSDB, deputado Edson Aparecido dos Santos.

Aberto oficialmente às 9h30 pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin, o encontro tratou de temas como experiências administrativas e o modo tucano de governar. Lutas e conquistas do municipalismo para 2002 e as metas para o fortalecimento do partido também estiveram em pauta.

Edson Aparecido abriu os trabalhos com a leitura do "Manifesto dos Prefeitos de São Paulo", uma carta aberta a todos os administradores tucanos. Com o título "PSDB: Mudando o país, os Estados e os municípios", o documento contém uma série de objetivos que buscam promover maior participação da comunidade junto aos municípios governados pelo PSDB, entre outros itens.

Outro ponto abordado durante o evento foi a criação do Fórum dos Prefeitos do PSDB do Estado de São Paulo. Dentro desse fórum, foram propostas a realização de encontros temáticos periódicos de secretários municipais e equipes de governo para estudos de questões de interesse comum, além da promoção de esforço conjunto para que os candidados do partido sejam eleitos majoritariamente e proporcionalmente, especialmente na eleição de 2002. "As propostas tucanas tiveram como base a figura e a experiência do nosso governador Mário Covas, e nesse encontro nossa maior homenagem vai para ele que nos deixou um legado a ser seguido", destacou Aparecido.

Ao anunciar as filiações de 44 novos prefeitos, 162 vereadores e 4 deputados estaduais, o presidente estadual do PSDB lembrou que o partido elegeu 167 administradores e atualmente esse número chega a 218. "Marcar campo com a forma tucana de governar deve ser a célula-mestra desse encontro e o ator principal aqui hoje são vocês, prefeitos reeleitos, ex-prefeitos e vice-prefeitos", ressaltou Edson Aparecido.

O calendário de reunião de Secretarias Municipais também foi anunciado durante o encontro. Ficou estabelecida a primeira reunião de secretários municipais da Saúde para o dia 15/9, em Sorocaba; secretários municipais de Educação, 29/9, em Jundiaí; secretários municipais de Governo, 20/10, em São José dos Campos e a de secretários municipais do Meio Ambiente e Saneamento, para o dia 27/10, em Itapecerica da Serra.

Estiveram presentes ao encontro os ministros José Serra, da Saúde, e Paulo Renato, da Educação, o presidente nacional do PSDB, José Aníbal, deputados estaduais e federais e secretários de Estado.

alesp