Guardas Municipais reúnem-se em São Paulo

(com foto)
28/08/2001 19:33

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Trinta e quatro cidades, entre elas Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Osasco, Jundiaí e Campos do Jordão estiveram representadas no III Encontro Estadual de Guardas Municipais realizado no auditório Franco Montoro na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na manhã desta terça-feira, 28/8. O encontro, promovido pelo 3.º secretário da Casa, deputado Roberto Morais (PPS), contou também com a participação do deputado Carlos Sampaio e do Presidente Nacional dos Guardas Civis Municipais do Brasil, Paulo da Cruz.

Segundo lideranças da categoria, o maior problema enfrentado hoje pelas Guardas Municipais em todo o País refere-se ao limite de suas ações, que seriam restritas. O Guarda Municipal não tem poder de polícia. Não pode prender, deter, somente conduzir o caso até um policial civil ou militar. De acordo com os representantes, esta situação pode ser alterada com a aprovação de Proposta de Emenda Constitucional do senador Romeu Tuma. A emenda tramita no Congresso Nacional e dará à Guarda Municipal o poder de polícia.

No próximo dia 14 de setembro, na cidade de Pedreira, através da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), será lançada a Frente Parlamentar de apoio às Guardas Municipais, com a participação de cerca de 300 vereadores e de deputados estaduais . Será um ato suprapartidário. Para o deputado Roberto Morais, "esta luta não é somente dos integrantes da categoria, mais de todo um segmento que pretende cada vez mais aprimorar seus trabalhos para assim fazer frente à onda de criminalidade que assola o país".

alesp