Deputado defende igualdade racial


22/11/2006 15:28

Compartilhar:


O deputado Carlinhos Almeida (PT), em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa, afirmou saber que ainda falta muito para que os afrodescendentes no Brasil tenham todos os seus direitos reconhecidos, "mas já houve um expressivo passo nesse sentido, como ficou claro com a instituição, por diversas cidades brasileiras, do Dia da Consciência Negra, comemorado na última segunda-feira, 20/11".

Ele citou recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em que fica demonstrado que essa parcela da população brasileira tem nível de escolaridade e renda inferiores. "Falta muito a ser feito, em termos de políticas públicas, para a construção de uma sociedade mais justa, em que os direitos do cidadão estejam garantidos, com melhores condições de vida e eliminação das desigualdades".

Segundo Carlinhos Almeida, algumas iniciativas concretas já foram tomadas no âmbito federal, como a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), para cuidar exclusivamente da instituição de práticas que eliminem essas diferenças, e a garantia, pelo ProUni, de cotas para o ingresso de afrodescendentes nas universidades.

"Durante minha recente campanha para deputado estadual " Carlinhos foi reeleito para o seu terceiro mandato, com 94.024 votos " vi muita resistência à reserva de vagas e percebi que é preciso realizar um amplo trabalho de esclarecimento junto à população sobre a importância da garantia a todos os brasileiros dos mesmos direitos de acesso não só à educação, mas à saúde, à renda, à cultura, entre outros".

O parlamentar afirmou que, no âmbito estadual, a Universidade de Campinas (Unicamp) deu o passo inicial com a instituição de um sistema especial de pontuação para os afrodescendentes. Carlinhos ressaltou ainda que a bancada do PT pretende criar uma legislação específica para que São Paulo tenha cotas estabelecidas em todas as universidades públicas estaduais.

O deputado lembrou que o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado há 35 anos e remete ao assassinato do mais importante líder do Quilombo de Palmares, Zumbi, em 1695. O Quilombo de Palmares, formado em Alagoas, foi a maior e mais importante comunidade de escravos da história. Sua população chegou a mais de 30 mil pessoas.

carlinhos@carlinhos.org

alesp