Deputado participa de cavalgada em trilha rural


09/02/2007 15:50

Compartilhar:


Se para muitos o Carnaval é um período de agitação e festa, para outros é uma grande oportunidade de buscar tranqüilidade no campo. É o caso de um grupo de 30 cavaleiros que, pelo terceiro ano consecutivo, realiza a Cavalgada da Lua " uma montaria por estradas rurais do interior de São Paulo. No próximo dia 15, eles se encontrarão na cidade de Pirassununga, de onde partirá a caravana, às 17h.

Durante quatro dias a comitiva reviverá a experiência dos antigos tropeiros, percorrendo propriedades rurais ao som de viola.

Serão 100 quilômetros de viagem percorridos em dois dias com, pelo menos, duas paradas obrigatórias: uma para o almoço caipira e outra, ao cair da tarde, para o jantar e repouso dos animais e dos participantes.

Um médico veterinário, um ferreiro e dois cozinheiros fazem parte da comitiva, que contará ainda com equipe de apoio. Serão três carros para levar equipamentos e mantimentos, além de uma camionete com trailer para transporte de animal, caso seja necessário.

O trajeto da 3ª Caminhada da Lua começa em Pirassununga, passa por Santa Cruz da Conceição, Apiaí e Rio Claro e finaliza em Piracicaba, cruzando trilhas rurais e cortando pequenos riachos e alguns trechos de pista asfaltada. Na chegada, os participantes da montaria serão recepcionados em uma chácara com um grande e animado churrasco, com direito a muita cerveja, carne assada e uma boa roda de viola.

Tradição caipira

Para o deputado Roberto Felício (PT), que este ano participará da cavalgada, a iniciativa vai além do turismo rural. Ele entende que a experiência é uma forma de manter viva uma tradição tipicamente caipira, que se perdeu ao longo dos anos.

Segundo o deputado, viajar a cavalo, respirar ar puro, beber água na fonte, tomar banho de rio, cozinhar a céu aberto e ouvir uma boa música raiz são coisas quase extintas no interior de São Paulo. "Esta é uma excelente oportunidade para fugir da agitação do dia-a-dia e se aproximar um pouco mais da natureza, de um cenário irretocável que nos faz refletir como a vida pode ser tão simples e tão bela", disse.

rfelicio@al.sp.gov.br

alesp