Deputada quer que Assembléia crie comissão de representação pelo desarmamento


29/10/2003 19:11

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Beth Sahão

A deputada Beth Sahão (PT) está incluindo a Assembléia Legislativa na luta contra o uso indiscriminado de armas de fogo. Ela protocolou na Casa documento criando a Frente de Representação pelo Desarmamento.

Segundo a petista, a luta pelo desarmamento, como forma de redução da violência e de promoção da paz, cresce a cada dia em todo o mundo. "São centenas de organizações não governamentais (ONGs) e movimentos sociais que empunham esta bandeira de forma aguerrida e corajosa, tendo no campo adversário a poderosa e rica indústria de armas de fogo", afirma Sahão.

Segundo a parlamentar, o Brasil está dando um passo importantíssimo em favor desta causa com o Estatuto do Desarmamento, em processo final de aprovação no Congresso Nacional. No entanto, embora represente um avanço gigantesco, o Estatuto não encerra a discussão, nem dá por resolvida a questão da proliferação das armas de fogo e dos seus usos equivocados em nosso País.

Um dos pontos mais importantes do Estatuto, que deverá envolver a opinião pública nos próximos anos, diz respeito ao referendo popular para decidir a proibição ou não da comercialização da arma de fogo pela população civil. Inicialmente, o Estatuto previa a realização desta sondagem em outubro de 2005. A data foi tirada do projeto para facilitar as negociações em torno de sua aprovação, mas este deverá ser um momento crucial na luta em questão. A Frente Parlamentar, segundo Beth Sahão, pretende atuar diretamente no sentido de esclarecer a população sobre a importância de dizer não às armas.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp