Navio Orion pode voltar a navegar


25/04/2003 14:08

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Até o final do ano, o navio de pesquisa Orion deverá estar pronto para voltar a navegar. A informação foi transmitida pelo secretário estadual de Abastecimento e Agricultura, Duarte Nogueira, à deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que desde 1995 vinha buscando a destinação de recursos do Orçamento estadual para a recuperação do Orion. Por mais de 16 anos, o navio deu suporte às pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesca de Santos. Entre 1997 e 2000, a embarcação ficou praticamente abandonada.

Segundo apurou Prandi, a reforma estrutural da embarcação já foi concluída, mas falta ainda alguns equipamentos para captura e a adequação técnica do navio para operar com as diversas modalidades de pesca. O Orion também vai reunir equipamentos científicos para análise, coleta remota de dados ou amostragem de material, entre outras ações.

Conforme estabelecido no convênio entre o Estado e a SDS, a embarcação será utilizada como navio-escola, visando o treinamento de tripulantes, pescadores e estudiosos da pesca extrativa marinha.

alesp