Apresentada prévia do projeto de VLP para a Baixada


23/05/2005 10:45

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

O Governo do Estado concluiu o projeto para implantação do sistema de Veículos Leves sobre Pneus (VLP) na Baixada Santista. Uma prévia do estudo foi apresentada à deputada Maria Lúcia Prandi (PT) pelo secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Ribeiro Fernandes. A reunião aconteceu na manhã do dia 17 de maio, na sede do órgão.

O projeto integral será apresentado aos prefeitos da região, em audiência no Condesb programada para o dia 28 de junho."A proposta é interessante. Acredito que realmente poderá tornar mais eficiente o transporte metropolitano na região, garantindo um deslocamento mais ágil à população. Agora, vamos aguardar o posicionamento dos prefeitos", afirmou a deputada Prandi.

A parlamentar coordena o QualiTrans " Fórum pela Qualidade do Transporte e da Mobilidade Urbana. Desde sua gestão na Presidência da Câmara de Santos (93-94), ela defende um transporte coletivo integrado e integrador da Baixada. "A situação é muito ruim. As pessoas pagam caro, ficam muito tempo nos pontos e andam em ônibus superlotados. Espero que agora avancemos concretamente para resolver esta situação."

Pelo projeto, haverá uma ligação expressa entre a Área Continental de São Vicente e o Porto de Santos, numa extensão de 10,8 km. Estão previstos quatro terminais de grande porte: Barreiros, São Vicente, Conselheiro Nébias e Porto. Além disso, haverá outras nove estações intermediárias. Também estão previstas outras quatro linhas em Santos: para o Valongo, a Ponta da Praia, a av. Nossa Senhora de Fátima e o circuito de hospitais e universidades.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp