Deputada comemora ampliação do ensino técnico e tecnológico na Baixada Santista


12/04/2006 18:58

Compartilhar:


"Esta é uma vitória significativa na luta pela ampliação da oferta de ensino técnico e tecnológico na Baixada Santista." A avaliação é da deputada Maria Lúcia Prandi (PT) ao comemorar a informação de que o Centro Estadual de Ensino Tecnológico Paula Souza (CEETPS) vai implantar uma ETE em Itanhaém e um curso de nível pós-médio na área de Enfermagem na Fatec de Praia Grande.

A implantação foi confirmada pela superintendente do órgão, Laura Laganá, durante audiência nesta quinta-feira, 6/4. Em Itanhaém, serão criados os cursos de Saneamento e Recursos Hídricos. As três turmas já deverão estar em funcionamento no segundo semestre deste ano. Segundo a superintendente, a criação da escola e do curso em Praia Grande contam com apoio das prefeituras das duas cidades.

"Esta é uma grande conquista para a Baixada Santista. Mais jovens da região terão oportunidade de se capacitar para ingressar no mercado de trabalho, estudando em uma escola pública de qualidade e gratuita", comemorou a deputada Prandi. A parlamentar vem lutando pela ampliação da oferta de ensino técnico e tecnológico na Baixada, especialmente nos municípios do litoral sul.

Entre outras iniciativas, Maria Lúcia é autora de um projeto de lei que cria uma Fatec em Mongaguá, iniciativa que já conta inclusive com recursos no Orçamento estadual garantidos por meio de emenda da parlamentar. Outra propositura da deputada Prandi visa a implantação de uma ETE em Peruíbe. As duas propostas já foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa.

"Com as ETEs de Mongaguá e Itanhaém e a Fatec de Praia Grande, agora vamos centrar forças na luta para levar cursos também para Peruíbe", acrescenta a parlamentar. Ela ressalta que Peruíbe já conta com uma população superior a 60 mil habitantes, a maioria de jovens, e não possui nenhuma unidade pública de ensino que proporcione profissionalização aos estudantes.

Verbas

No encontro, a superintendente do Centro Paula Souza fez questão de ressaltar o empenho da deputada Prandi durante as discussões do Orçamento estadual para garantir mais verbas à instituição. "Só tenho a agradecer esse apoio, que tem sido fundamental para ampliarmos nossos recursos e ampliar a oferta do ensino técnico e tecnológico", explicou Laura Laganá.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp