Notas de Plenário


08/09/2005 18:08

Compartilhar:


País da impunidade

"O bandido não acredita no peso da lei", afirmou o deputado Conte Lopes (PP) ao narrar o seqüestro de um menino de oito anos, em Jundiaí, no qual os bandidos, ao saberem que não se tratava do filho de um empresário mas sim do neto da empregada, o executaram sumariamente com um tiro na nuca, jogando o corpo em uma represa de Nazaré Paulista. Conte Lopes afirmou ser favorável à pena de morte, porque não vê diminuição nos índices de crimes em São Paulo. Ele observou ainda que a Rota sumiu, lembrando que a polícia tem que ter enfrentamento com o bandido.



Sonho Americano

"A tragédia em Nova Orleans causada pelo furacão Katrina abalou o mundo e mostrou como uma superpotência rica e poderosa, como os Estados Unidos, discrimina e exclui pobres, negros e hispânicos", disse Nivaldo Santana (PCdoB). O deputado comentou que, se por um lado, são gastos US$ 400 bilhões em armamento, em uma tragédia previsível como esta, houve lentidão, falta de informações precisas com noticiário censurado e, que é incalculável o número de mortos. Nivaldo Santana concluiu que se deve denunciar os Estados Unidos, frente à sua posição diante do protocolo de Kioto. "É uma falácia a igualdade social na democracia americana, que mais multiplica o número de pobres no mundo."

Imprensa amordaçada

O jornal a Tribuna de Santos recebeu decisão judicial que cerceia a liberdade de imprensa, denunciou o deputado Fausto Figueira (PT). "Proibir noticiário sobre desvio de salários de servidores, recursos públicos em contas fantasmas, lembra os tempos da censura na época da ditadura", disse Fausto Figueira, que registrou seu protesto e manifestou sua solidariedade ao jornal. Apesar dos exageros que podem ocorrer, Fausto Figueira disse que não aceita uma imprensa amordaçada.

O caso Daslu

O deputado Renato Simões (PT) manifestou estranheza pelo silêncio da bancada do PSDB sobre o caso Daslu. Há cerca de 15 dias, o parlamentar denunciou da tribuna algumas irregularidades que envolvem a loja, inclusive, ressalta o deputado, com a anuência da Secretaria Estadual da Fazenda. Em julho passado, Simões enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedido especial de auditoria para investigar a manipulação de crédito de ICMS cometida por diversas empresas, entre elas cervejarias e a própria Daslu. "Em resposta a esse requerimento, o conselheiro do TCE, Roque Citadini, informou que será necessário aprofundar as investigações porque foi constada a participação de diversos órgãos do governo estadual nos casos de sonegação fiscal". Renato Simões pediu a manifestação dos deputados do PSDB sobre o caso e lembrou que na próxima semana a Comissão de Finanças e Orçamento ouvirá as explicações do secretário Eduardo Guardiã sobre o assunto.

alesp