Seminário discute saneamento básico em loteamentos clandestinos


14/06/2011 17:39

Compartilhar:


Os deputados João Paulo Rillo e Rui Falcão, ambos do PT, promovem nesta segunda-feira, 20/6, a partir das 14h, no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa, o seminário Direito ao Saneamento Básico em Loteamentos Clandestinos. Entre os palestrantes está Celso Santos Carvalho, diretor do Departamento de Assuntos Fundiários, Urbanos e Prevenção de Riscos do Ministério das Cidades.

"O saneamento básico é direito de todos e deve ser garantido sem discriminação, seja pela falta de título de propriedade, seja pela falta de capacidade de pagamento", diz Rui Falcão sobre o tema do seminário. Ele lembra de mudança importante no governo do presidente Lula com a Lei Federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

"A lei afirma que o saneamento básico é uma questão essencialmente de saúde pública e que o acesso de todos a ele deve ser tratado como um direito do cidadão, fundamental para a melhoria da qualidade de vida de todos", acrescenta Rui Falcão, 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Para destacar a importância do seminário, Falcão e Rillo citam dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar - PNAD, de 2009, indicando que 85,3% dos domicílios brasileiros estavam ligados à rede geral de água. Mas, em termos absolutos, ainda são milhões de brasileiros sem acesso à rede de água. Com relação ao esgotamento sanitário, a situação é ainda mais crítica. Em 2009, apenas 59,1% dos domicílios tinham acesso a redes de esgoto, considerando-se rede coletora e fossa séptica ligada à rede.

Além do representante do Ministério das Cidades, participam do seminário José Carlos de Freitas, promotor de Habitação e Urbanismo do Ministério Público Estadual; Francisco Paracampos, superintendente da Unidade de Negócios " Centro, da Sabesp, e Sílvio José Marques, presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento " Assemae. O seminário tem o apoio da Federação Nacional dos Urbanitários da Central Única dos Trabalhadores " CNT/CUT e da Federação Nacional de Saneamento Ambiental " FNSA. (ot)



rfalcao@al.sp.gov.br

alesp