Arnaldo Jardim pede informações da Secretaria de Transportes sobre o aumento nas passagens intermunicipais

Deputado quer que Secretaria abra as suas planilhas de custo e preste esclarecimentos à população
16/11/2000 17:43

Compartilhar:


O deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS-SP) protocolou na última terça-feira 14/11, na Assembléia Legislativa, um requerimento de informações, encaminhado ao secretário dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, para que ele forneça a planilha de custos utilizada na elaboração do cálculo que resultou no aumento de 14,1% nas passagens intermunicipais.

O objetivo do requerimento é verificar as alterações dos custos fixos e variáveis das empresas, para esclarecer o que norteou um aumento tão acima da inflação registrada no período. Os aumentos, previstos para acontecer a partir da próxima terça-feira, foram autorizados pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Eles incidirão sobre as tarifas dos ônibus intermunicipais, serviços de lotação intermunicipal e ônibus suburbanos de fora da Grande São Paulo.

Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, Arnaldo Jardim lembrou que o governo tem alardeado as melhorias nas estradas, o que significa um menor custo de manutenção de veículos e um menor desgaste de equipamentos, o que deveria acarretar na diminuição do custo da passagem e não no aumento. "Não há nenhuma divulgação de planilha que justifique o aumento de 14,1% quando sabemos que nesse mesmo período, pelo índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a inflação foi de 7,41%, e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o acumulado foi de 7%. Ou seja, o aumento equivale ao dobro da inflação registrada, representando um assalto ao bolso do cidadão de São Paulo", concluiu.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp