"Pegadinhas", outra idéia infeliz - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
07/06/2000 15:03

Compartilhar:


O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Marco Vinício Petrelluzzi, habituou-se a apresentar planos totalmente infelizes para tentar reduzir os índices de criminalidade e violência que aterrorizam as cidades paulistas. Inventor da idéia de cobrança da Teletaxa, que acabou sendo engavetada diante da reação negativa da opinião pública, Petrelluzzi também arquitetou, nos últimos meses, uma fórmula aparentemente genial para acabar com os policiais corruptos: filmá-los em situações criminosas.

Trata-se de uma versão das "pegadinhas" dos programas de TV. A diferença é que, no caso dessa ação das polícias Militar e Civil de São Paulo, as tais "pegadinhas" não são uma brincadeira: a câmera fica oculta, em situações simuladas, e os policiais podem ser flagrados em atitude criminosa, como a de roubar uma parte de um pacote de cocaína descoberto num automóvel suspeito.

É estranho que esse tipo de armadilha tenha saído da cabeça do secretário Petrelluzzi, um homem que antes de chegar a esse cargo foi promotor de Justiça, acostumado a buscar provas contra os réus. Na verdade, ao anunciar esse tipo de ação, ele quebra o flagrante, que deveria ser preservado para a condenação dos denunciados. A polícia paulista está perdida. O secretário Petrelluzzi busca nos Estados Unidos idéias mirabolantes que podem servir para os americanos, mas estão longe de funcionar em nosso Estado. Já que Nova York está na moda para o secretário, por que não colocar em prática o sistema de tolerância zero contra o crime, que tanto reduziu os índices de criminalidade na principal metrópole americana?

*Afanasio Jazadji é deputado estadual pelo PFL, jornalista, radialista e advogado.

alesp