Mutuários fazem denúncia sobre conjunto da CDHU em Guarujá

Moradores estão temerosos com as condições de segurança dos edifícios
24/08/2001 18:40

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) realiza nesta segunda-feira, 27/8, a partir das 9 horas, uma visita no Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães, em Morrinhos, Guarujá. A parlamentar tomou a iniciativa depois de ser procurada por vários moradores do núcleo, que, segundo ela estão temerosos com os riscos causados pelas condições de segurança dos edifícios. "Falhas estruturais podem estar fazendo os prédios cederem, causando rachaduras por todo conjunto", adiantou.

"As pessoas compraram seus apartamentos na certeza de que estavam realizando o sonho da casa própria. Infelizmente, este sonho está virando pesadelo à medida que vão surgindo os problemas estruturais nas edificações", enfatiza Prandi.

A deputada é autora de projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Moradias Populares (Funemp), destinado a implementar programas que beneficiem a população de baixa renda. Durante a inspeção, Maria Lúcia irá buscar subsídios para uma possível ação junto ao Ministério Público, visando exigir que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) faça as obras de recuperação dos prédios.

Prandi conta que o conjunto habitacional Ulysses Guimarães, inaugurado em 1992 pela CDHU, é composto por 32 edifícios e tem cerca de 1000 apartamentos. Menos de dez anos depois dos primeiros moradores tomar posse dos imóveis, o núcleo apresenta uma série de problemas estruturais. Segundo os moradores, falhas nos alicerces fizeram com que vários prédios cedessem, gerando rachaduras nos apartamentos e áreas comuns. Há infiltrações por todos os lados e os pedaços de reboco que caem expõem as instalações elétricas.

alesp