PSDB-Mulher de São Paulo homenageia a atriz Regina Duarte


05/03/2004 15:54

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary, presidente do Secretariado Estadual de Mulheres Tucanas de São Paulo, o PSDB-Mulher, escolheu a atriz Regina Duarte para receber homenagem especial do partido no Dia Internacional da Mulher. A indicação ocorreu em função das declarações feitas pela atriz durante a campanha presidencial de 2002 de que temia pelas conseqüências de um governo Lula.

Regina Duarte afirmou na ocasião, em uma propaganda eleitoral do candidato José Serra (PSDB) à presidência, que tinha medo da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva porque não o reconhecia mais. A declaração gerou uma série de críticas de petistas à ela, além de patrulhamento ideológico, e o próprio Lula, em Aracaju, resolveu rebater as declarações atacando a atriz no dia seguinte.

"Fizemos a indicação de Regina Duarte para receber um troféu estilizado do PSDB-Mulher porque ela deu uma demonstração de consciência política , representando um temor real de grande parte da população", diz a deputada. A participação de Regina Duarte no evento programado pelo PSDB-Mulher para comemorar o Dia Internacional da Mulher deve contar com a presença, já confirmada à parlamentar, do governador Geraldo Alckmin. Ele fará a abertura da festa a partir das 18h30 da próxima segunda-feira 8/4, na Câmara Municipal de São Paulo, que pode ainda pode contar com a presença do ex-presidenciável José Serra. O PSDB-Mulher vem organizando a comemoração há um mês como forma de marcar a data como ponto de partida do lançamento de uma campanha de mobilização para aumentar a participação da mulher na política. "Somos 50% da população brasileira, mas não ocupamos nem 10% dos cargos públicos de comando neste país exatamente porque falta essa ação", diz a deputada.

Desde que assumiu a presidência do secretariado em setembro de 2002, Maria Lúcia vem tentando estabelecer mecanismos para modificar a situação. A primeira providência foi reorganizar o PSDB-Mulher criando quatro coordenadorias e uma ouvidoria, cujo objetivo é aproximar as mulheres militantes dos centros de poder. Depois, a ação foi a criação de cursos de formação política. Dentro do trabalho de mobilização, a deputada pretende implantar agora núcleos do PSDB em todas as cidades do Estado. O objetivo é transformar esses núcleos em secretariados municipais.

"Se não tivermos organismos como esses voltados para a formação, não chegaremos a lugar algum. Além disso, precisamos manter o que já conseguimos e ampliar a atuação do partido", conclui a parlamentar. Outras homenagens O ponto alto da cerimônia de segunda-feira será a entrega de certificados e de troféu do PSDB-Mulher também para outras seis mulheres que se destacaram em suas atividades profissionais ou por sua coragem diante das dificuldades enfrentadas pela condição de serem mulheres e que foram escolhidas após uma consulta a um colegiado de mulheres do PSDB. Além da atriz Regina Duarte, serão homenageadas a médica Gilka Barbosa Lima Nery, a empresária de Sorocaba Maristela Honda, a delegada de polícia da capital, Elisabete Sato, a secretária-executiva da Associação Paulista dos Municípios, Dalva Christofoletti e as líderes comunitárias que atuam em São Paulo, Maria da Graça dos Reis e Josefina Cruz.

A celebração será animada por integrantes do projeto Guri (um coral de crianças), do grupo Cantores de Ébano e show de música popular brasileira com o Trio Paulistano. Haverá também exposição de fotografias de vários tipos de mulheres, em suas atividades, representativas do Dia da Mulher. Evento: Festa do Dia da Mulher Local: Salão nobre da Câmara de Vereadores de São Paulo, Palácio Anchieta, Viaduto Jacareí, 100 - 8o andar, centro. Horário: 18h30

mlamary@al.sp.gov.br

alesp