Orquestra da Unesp executa peças populares brasileiras


12/11/2002 20:08

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Orquestra de Câmara da Unesp encerrou nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa, a série de concertos da temporada 2002 do Projeto Circuito Cidade de São Paulo. Nesta oitava edição, a orquestra optou pela apresentação que reúne "gêneros bastante representativos da música do Brasil, nos quais se pode reconhecer uma forte inspiração nacionalista, produto das sólidas raízes culturais que distinguem as diferentes regiões brasileiras, incluindo obras de compositores eruditos e populares", declarou o diretor artístico e regente do dia, Carlos Kaminski.

Dentre as peças, destacaram-se O burrico de Pau, de Carlos Gomes; Seresta, de Sérgio de Vasconcelos Corrêa; Lígia, de Tom Jobim; Joana Francesa, de Chico Buarque; e Nada Será como Antes, de Mílton Nascimento e Ronaldo Bastos. Também foram executados Cururu, de Eduardo Escalante; Ponteio, de Cláudio Santoro; e Velha Modinha, de Oscar Lorenzo Fernandez.

Para encerrar a apresentação, a orquestra executou um baião de César Guerra-Peixe, intitulado Mourão.

Na avaliação do maestro, o projeto de levar a música aos vários centros de cultura da cidade é importante, devido ao "interesse de divulgar para a comunidade a produção feita dentro da universidade".

Quanto à programação da temporada 2003, Kaminski disse que a Assembléia não deve ficar de fora, tendo em vista o sucesso da parceria com a Universidade.

alesp