Combate à desigualdade é fundamental, diz presidente da Comissão de Direitos Humanos


11/04/2005 16:07

Compartilhar:


O deputado Ítalo Cardoso (PT), novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo, tem uma trajetória ligada à defesa dos direitos fundamentais da pessoa. Quando vereador na capital, presidiu por cinco anos a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo.

Para o parlamentar, a defesa e a promoção dos direitos humanos passa necessariamente pelo combate à desigualdade social, à concentração da riqueza, ao desemprego, ao atendimento ineficiente na saúde, na educação, na luta por condições dignas de moradia, na denúncia sistemática da tortura e da violência cometida diariamente contra cidadãos e cidadãs pobres, mulheres, negros, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, homossexuais, encarcerados e egressos do sistema penitenciário, "porque essas são as vítimas preferenciais das injustiças, cometidas pelo Estado, ou em seu nome, e por todos aqueles que violam os direitos humanos, movidos também pela expectativa da impunidade".

Ítalo diz que os direitos humanos e a cidadania devem estar em primeiro lugar sempre. "A implantação de políticas efetivas de inclusão social, de mecanismos que garantam o acesso à justiça pela população de baixa renda, como a Defensoria Pública, são fundamentais para reduzir a violência". O novo presidente da Comissão de Direitos Humanos acrescenta que esse trabalho só é possível com a participação dos movimentos e entidades sociais. "O fortalecimento do Fórum de Entidades e a municipalização dos direitos humanos são essenciais nesse processo".



italopt@uol.com.br

alesp