A vitória de Lula para o mundo


29/10/2002 19:42

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu cumprimentos de todos os pontos do mundo, através de cartas enviadas por estadistas.

Leia trechos de algumas das mensagens recebidas:

Romano Prodi, Comissão Européia, cumprimentou Lula, destacando que a União Européia e o Brasil devem reforçar as relações com a finalidade de intensificar as negociações com o Mercosul. Para Prodi, a vitória de Lula consolida o momento democrático vivido pelo nosso país. "É preciso adotar posições comuns em relação a pontos como promoção de desenvolvimento sustentável, fortalecimento da economia de mercado e livre comércio sem discriminação que propiciem a democracia, a justiça e a inclusão social no mundo todo", concluiu.

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, felicitou Lula e reafirmou seu apoio ao novo presidente. "Envio-lhe em nome de todo o povo venezuelano este coração, esta fé, este amor e esta esperança", foi a saudação de Chávez .

Eduardo Duhalde, presidente da Argentina, parabenizou Lula e solicitou aos países vizinhos que fortaleçam os laços de amizade. "É um novo caminho que o Brasil inicia e que é fundamental para as relações com a Argentina", afirmou Duhalde, convidando o presidente eleito para visitar aquele país no período de 19 a 25 de novembro. "O Mercosul representa para o Brasil e a Argentina algo que ultrapassa os objetivos econômico-comerciais, pois traduz uma identidade comum que impulsiona o progresso", explicou Duhalde.

Jacques Chirac, presidente da França, disse que deseja receber Lula em Paris antes mesmo da posse e repassou ao nosso presidente os cumprimentos do povo francês. Chirac lembrou que se empenhará para que a França apoie o governo petista. "De um lado está a União Européia e de outro a América Latina. Ambos precisam firmar parceria para uma globalização humanizada", apontou Chirac.

George W. Bush, presidente dos EUA, cumprimentou Lula por telefone, dizendo que considera boas as relações entre os dois países. Bush falou que o Brasil tem liderado o esforço da América Latina rumo à democracia e ao comércio livre. Segundo o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, os EUA apreciam a amizade estabelecida com o atual presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso. Bush ainda declarou que está ansioso para trabalhar com o Brasil.

Gerhard Schröder, chanceler da Alemanha, desejou felicidades a Lula e convidou o novo presidente para uma visita a seu país. O objetivo do convite seria o estreitamento das relações entre Brasil e Alemanha. "Apreciaria intensificar a cooperação entre nossos países para que a tradicional amizade entre nossos povos possa ter continuidade", escreveu Schröder, afirmando que gostaria da presença de Lula na Alemanha. O chanceler afirmou retribuir os cumprimentos feitos por Lula quando de sua reeleição para a chancelaria. "Desejo a Vossa Excelência boa sorte e sucesso no novo cargo para a realização de tarefas de grande responsabilidade que o esperam."

Luis Inácio Lula da Silva também recebeu cumprimentos do ex-presidente da Polônia, Lech Walessa, do primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar, do presidente do México, Vicente Fox, do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, do ex-presidente da Argentina, Carlos Menem, do primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, do presidente de Cuba, Fidel Castro, do presidente do Chile, Ricardo Lagos, do primeiro-ministro do Canadá, Jean Chrétien, do presidente do Uruguai, Jorge Battle, do presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, e do premiê inglês, Tony Blair.

alesp