Programa debate problema do lixo nas grandes cidades


01/02/2010 17:20

Compartilhar:


Para discutir a questão do lixo e seus efeitos no meio ambiente, e que tem as enchentes como uma de suas principais consequências, o programa Questão de Cidadania traz o tema à baila. Com a participação de Fabrício França, conselheiro diretor do Instituto Triângulo, o programa buscará despertar a consciência ambiental coletiva.

O problema do lixo é tão grave que o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (Daee) e a Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) retiram, todos os anos, 140 mil metros cúbicos de detritos das águas do Tietê e do Pinheiros, principais rios de São Paulo. "Qualquer saco plástico ou bituca jogados nas calçadas acabam nos rios ou em alguma boca de lobo", explica Malu Ribeiro, coordenadora do programa de águas da SOS Mata Atlântica. "Se a população não se conscientizar, as enchentes continuarão ocorrendo".

ONGs que incentivam a reciclagem alertam que uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para se decompor. Já uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos, sendo que lixos como estes podem ser reaproveitados.

Segundo estudo, 45% da cidade de São Paulo é impermeável, entretanto o lixo jogado nas ruas também agrava o problema, pois impede o escoamento da água. Por esse motivo, nesta terça-feira, 2/2, o programa abordará de que forma as ações conjuntas entre a população e os órgãos públicos podem amenizar o problema das enchentes.

Apresentado pelo deputado José Bruno e pelo vereador Marcelo Aguiar, o Questão de Cidadania vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, pela rede Gospel FM de rádio.



josebruno@al.sp.gov.br

alesp