Audiência vai discutir implantação do VLT na Baixada


02/03/2004 16:35

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Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) solicitou audiência com o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Jurandir Ribeiro Fernando Fernandes, para questionar as razões que estão impedindo a implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista finalmente.

A parlamentar está inconformada com a lentidão no avanço do projeto, já que desde a desativação do Trem Intrametropolitano (Tim) em junho de 1999, acumulam-se promessas, prazos e diferentes custos sobre a viabilização do projeto. "É absurdo o descaso com que uma questão estratégica para a Baixada Santista vem sendo tratada ao longo dos últimos anos pelo Governo Estadual", desabafa a deputada.

Desde sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Santos, Maria Lúcia Prandi acompanha, passo a passo, todo o processo de sucateamento pelo qual passou o transporte ferroviário de passageiros na região até sua desativação, com a promessa de que seria substituído por um sistema mais moderno e ágil, o VLT. "Como se vê, nada de prático aconteceu. Ver as composições do VLT operando na Baixada parece um sonho distante da realidade", dispara a parlamentar.

Para a deputada Prandi, a audiência será uma importante oportunidade para tornar públicas informações oficiais a respeito do projeto. "Nos últimos anos, os custos para sua viabilização já saltaram de pouco mais de R$ 100 milhões para uma cifra superior a R$ 1 bilhão. O potencial número de passageiros também sofreu inúmeras alterações. A cada hora também mudam as razões que são alegadas para emperrar o avanço do projeto. Tudo isto precisa ser esclarecido e vir à tona de forma límpida", acrescenta.

Orçamento

Para este ano, está incluída uma verba de R$ 15 milhões para implantação do Tim na Baixada Santista. "Esta é outra questão que precisa ser esclarecida. Até o ano passado, as peças orçamentárias faziam menção apenas ao VLT, que agora sequer é citado e o Tim volta à cena. Por que aconteceu esta mudança? O que está por trás dessa alteração? É apenas uma questão técnica ou há algo além disso?", questiona a parlamentar.

O VLT é um trem moderno, de capacidade média de transporte de passageiros, que opera no mesmo nível da malha viária. O projeto prevê a ligação da Área Continental de São Vicente até o Valongo, no Centro de Santos. A deputada Maria Lúcia Prandi e outras lideranças políticas da região defendem a extensão até Peruíbe. Inicialmente, o primeiro trecho previsto para ser implementado ficava entre a Vila Margarida (São Vicente) e a avenida Conselheiro Nébias (Santos).

Entre várias vantagens do sistema, destacam-se a agilidade, o fato de não ser poluente e sua capacidade de ser um sistema de transporte de massa que integre toda região. Além disso, também se desloca por uma faixa segmentada, que não concorre com o já conturbado tráfego urbano. Outro ponto positivo é que sua implantação levará à urbanização e valorização das áreas que margeiam toda extensão de trilhos usada no projeto.

mlprandi@al.sp.gov.br

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