Fonoaudióloga fala sobre prevenção do envelhecimento da voz


28/06/2005 18:27

Compartilhar:


A Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável, coordenada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), promove audiência para debater sobre cuidados com a voz na Terceira Idade, nesta quarta-feira, dia 29, às 14 horas, o Auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa.

A fonoaudióloga santista Milene Valente Lopes falará sobre os reflexos do envelhecimento na comunicação oral e fará recomendações úteis para manutenção da saúde vocal na Terceira Idade.

A deputada Prandi explica que o tema foi escolhido em razão de ser pouco difundido entre os idosos, apesar de sua importância. "Sabemos que exercícios adequados permitem o prolongamento da juventude vocal e evitam alterações que comprometem a comunicação. Cuidados simples são suficientes para beneficiar não só a voz, mas todo o organismo, contribuindo para uma Terceira Idade mais ativa e saudável", diz Prandi.

Para a deputada, os idosos não devem negligenciar os cuidados para prevenir o envelhecimento do sistema vocal. "Queremos fazer este alerta de forma bem clara e didática. As dificuldades ou deficiências vocais podem contribuir para segregar o idoso, causam ansiedade e, muitas vezes, levam à deterioração da imagem pessoal. A ausência ou redução da expressão verbal interferem negativamente na vida do idoso e provocam até mesmo a redução de estímulos vitais. O isolamento e a solidão podem ser fruto da incapacidade ou dificuldade de se comunicar" destaca Maria Lúcia, lembrando que o assunto ganha maior relevo diante da perspectiva de crescimento da população idosa em mais de 100%, neste século.

Garantir que a Terceira Idade seja vivida com qualidade, o que inclui o pleno uso da voz e a possibilidade de comunicação sem as interferências provocadas pelo envelhecimento, é um dos assuntos a ser tratado pela palestrante. Milene Valente Lopes é fonoaudióloga formada pela PUC Campinas e especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Atua há 18 anos na profissão, com experiência acumulada nos cuidados com idosos, tanto na parte vocal quanto auditiva.

Criada e coordenada pela deputada Maria Lúcia Prandi (PT), a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável da Assembléia Legislativa de São Paulo serviu de referência para formação de frentes em parlamentos estaduais de outros estados



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp