Deputado apresenta emenda para viabilizar o Trem Bandeirante


26/11/2007 10:24

Compartilhar:


O deputado Davi Zaia (PPS) apresentou emenda ao orçamento do Estado no valor de R$ 5 milhões para reserva de verbas destinadas à elaboração de projeto e estudo de implantação da linha ferroviária expressa, conhecida por Trem Bandeirante, que ligará Campinas a São Paulo,.

Desde o início de seu mandato, o Zaia defende a viabilidade do projeto, considerado de grande importância porque facilitaria o acesso de passageiros ao Aeroporto de Viracopos, que está entre os três maiores aeroportos do Estado, e desafogaria o tráfego das rodovias, beneficiando a região de Campinas e Jundiaí. Segundo o deputado, a própria estrutura viária de São Paulo, ao evitar que as pessoas utilizassem os seus automóveis para se deslocar entre as cidades seria melhorada.

No que se refere a aeroportos, o de Viracopos é apontado como a principal alternativa para a solução da demanda futura de passageiros e cargas no Estado, diante do limite da capacidade de Congonhas e Guarulhos. As demandas de passageiros e cargas crescem, respectivamente, 6% e 20% ao ano. O aeroporto da região metropolitana de Campinas pode ser ampliado mais rapidamente porque o seu projeto inicial já destinava áreas para esse fim. A maior dificuldade para construção de um novo aeroporto no Estado, como desejava no início o governo federal, está relacionada ao tempo que levaria para se efetuar as desapropriações, estimado em pelo menos dez anos.

Um dos gargalos para maior utilização de Viracopos é a dificuldade de deslocamento de passageiros, que seria solucionada com a construção de uma linha trens expressa que fizesse em curto espaço de tempo e de forma confortável a ligação entre Campinas e São Paulo.

dzaia@al.sp.gov.br

alesp