Junji leva secretário Recursos Hídricos para Mogi das Cruzes

Secretário Mendes Thame cumprirá extensa agenda de compromissos no município
04/12/2000 17:44

Compartilhar:


O secretário de Estado dos Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Antonio Carlos de Mendes Thame, estará em Mogi das Cruzes na próxima quarta-feira, dia 6/12. O titular da Pasta atenderá convite do prefeito eleito de Mogi das Cruzes, deputado estadual Junji Abe (PSDB), para realizar uma vistoria no ribeirão Ipiranga, nas imediações do Clube Campestre, onde será implantado o primeiro piscinão para combater as enchentes na área central do município.

"Os piscinões são grandes praças públicas rebaixadas, que podem ser usadas como área de lazer, que funcionarão como reservatórios para retenção de água de chuvas fortes. A estrutura é considerada vital para acabar com as enchentes na cidade, aliadas a outros instrumentos que constam do nosso Plano de Governo, como canalização de córregos; desobstrução de canais e galerias pluviais, limpeza de bueiros e bocas-de-lobo; ampliação do sistema de microdrenagem e construção de novas galerias de águas pluviais", assinala Junji.

A vinda do secretário, esclarece o prefeito eleito, tem o objetivo de agilizar o início da construção da estrutura que deverá sair de um convênio entre o município e o governo do Estado. "A Prefeitura deverá arcar com a desapropriação da área, enquanto o DAEE deverá bancar a execução da obra. A presença de Mendes Thame é fundamental para efetivarmos essa parceria com o Estado o mais rápido possível."

Junji salienta ainda que pode efetuar uma outra parceria, desta vez com o Clube Campestre, para a obra não onerar os cofres da Prefeitura. "Podemos propor ao clube que ceda a área para o piscinão, em troca o DAEE pode criar uma estrutura de lazer completa no local que pode ser utilizada pelos associados do Campestre fora do período de chuvas."

Córrego Oropó. Mendes Thame chegará a Mogi por volta das 16 horas e cumprirá uma extensa agenda que, além da visita ao ribeirão Ipiranga, inclui uma passagem pelo Córrego do Oropó, no Jardim Aeroporto, no distrito de Braz Cubas. O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) já finalizou o projeto para retificação e desassoreamento do córrego, atendendo reivindicação do próprio prefeito eleito, que articulou o projeto a pedido da Associação das Famílias dos jardins Aeroporto I e II.

O início dos serviços depende de uma licença ambiental, que já está sendo requerida junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e de um convênio com a Prefeitura, que Junji pretende efetivar tão logo assuma a Prefeitura. O estudo, explica, estabelece o desassoreamento do córrego paralelamente ao alargamento do canal à jusante da avenida Japão, num trecho de 550 metros até a esquina da rua Guaxupiá com Rússia. O projeto também prevê a reconstituição do curso normal do rio num trecho de 250 metros, da rua Rússia, até a esquina da rua Ceilão com a avenida José Antônio da Costa.

O secretário também deverá fazer uma rápida visita ao rio Tietê. A realização de um novo desassoreamento no rio será realizada em meados do ano que vem. Há três anos, Junji conseguiu a liberação de quase R$ 1 milhão para a limpeza de um trecho de 12 quilômetros no perímetro urbano da cidade. "Estudos de batimetria, realizados periodicamente, revelam que uma boa parte dos detritos retirados do rio já retornaram ao leito do rio, o que torna a realização de um novo desassoreamento indispensável."

Encontro político. À noite, por volta das 18h30, o secretário dará continuidade a sua agenda em Mogi das Cruzes. Ele receberá autoridades, vereadores e demais lideranças políticas na sala de reuniões da Câmara Municipal. Às 20 horas, ele realiza uma palestra no Campus I da Universidade Braz Cubas para estudantes, lideranças políticas, sindicais, empresariais e comunitárias sobre o tema "Benefícios e Obras para Mogi das Cruzes e Região e Cobrança da Água aos Usuários do Estado de São Paulo."

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Junji Abe - 3886-6587/6596)

alesp