Solene comemora centenário da Arquidiocese de São Paulo


17/04/2008 20:57

Compartilhar:


Como parte das comemorações dos 100 anos de criação da Arquidiocese de São Paulo, a Assembléia Legislativa realiza sessão solene nesta sexta-feira, 18/4, às 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek. A homenagem foi solicitada pelos deputados Olímpio Gomes (PV) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). "Homenagear a Arquidiocese de São Paulo no auge da celebração de seu centenário é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para ratificar o trabalho indelével do cardeal Dom Odilo Scherer. Com toda a tranqüilidade, São Paulo tem um grande pastor, que traduz, na sua vida, a espiritualidade e o trabalho", disse Paulo Alexandre.

Dom Odilo substituiu Dom Cláudio Hummes como arcebispo de São Paulo, uma das maiores arquidioceses do mundo, reunindo 5,93 milhões de católicos. Ao assumir o segundo cargo mais importante da hierarquia católica, o novo cardeal ganha o direito de votar e ser votado, eventualmente, na eleição do próximo papa.

Paulo Alexandre Barbosa foi o único parlamentar brasileiro a integrar a comitiva oficial que acompanhou a nomeação de dom Odilo como novo cardeal.

O parlamentar também participou da entrevista concedida por Dom Odilo, transmitida por emissora de televisão do Vaticano para todo o mundo. No programa também estavam dom Claudio Hummes (prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano) e o monsenhor Jonas Abib (presidente da Fundação João Paulo II).

No dia 7 de junho de 1908, o papa Pio X assinou o decreto que criou a Província Eclesiástica de São Paulo, que passou a ser arquidiocese, com cinco dioceses sufragâneas: Taubaté, Campinas, Botucatu, São Carlos e Ribeirão Preto. Dom Duarte Leopoldo e Silva foi o primeiro arcebispo metropolitano de São Paulo.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp