Unesp fará esforço para instalar campus em Sorocaba, diz reitor


27/08/2001 19:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

No que depender da Universidade Estadual Paulista (Unesp), haverá total empenho para a implantação de um campus em Sorocaba, na Fazenda Ipanema. Essa posição ficou clara em reunião realizada na segunda-feira, 27/8, entre o reitor José Carlos Souza Trindade e os deputados Hamilton Pereira (PT) - 1.º secretário da Assembléia Legislativa -, Terezinha da Paulina (PFL) e Caldini Crespo (PFL), na reitoria da Unesp em São Paulo.

"Já existem estudos consolidados nesse sentido e, se tudo correr bem, poderemos ainda vir a realizar exame vestibular em fevereiro/março ou junho do ano que vem para cursos regulares como geologia, biologia, mecatrônica, entre outros afins com a região de Sorocaba, rica nos aspectos ambientais, minerais e como pólo industrial", explicou o reitor Trindade ao responder indagações do deputado Hamilton Pereira.

No entanto, o termo "se tudo correr bem", de acordo com Hamilton Pereira, contém várias etapas no processo de negociação que precisam dar certo: "Primeiro, o Conselho de Reitores das Universidades do Estado de São Paulo (Cruesp), órgão autônomo e soberano, precisa concordar com o Plano de Gestão elaborado pela Reitoria da Unesp, que prevê a criação do novo campus e dos cursos. Depois, virá a questão do custeio, que envolve recursos do Estado para a implantação do campus e de um consórcio de municípios para a sua manutenção", afirmou.

O deputado lembra que serão necessárias verbas suplementares do governo do Estado com essa finalidade e que precisarão estar previstas no Orçamento do Estado para o próximo ano a ser apresentado à Assembléia já no próximo dia 30 de setembro, além dos 9,57% dos recursos do ICMS que já são direcionados ao ensino público superior. "Tanto o governo terá pouco tempo para incluir esses valores na peça orçamentária, como nós, deputados, para viabilizá-lo, até numa possível forma de emenda", lembra Hamilton Pereira.

Outra etapa a ser vencida, conforme o deputado, é que as verbas municipais também precisarão estar previstas em seus orçamentos para o próximo ano e, no momento, os estudos da Unesp, sem números exatos, apenas pressupõem que as prefeituras devem dizer quanto percentualmente terão disponível para destinar à manutenção do campus na Fazenda Ipanema. "Hoje os prefeitos estão amarrados tanto por terem menos margem para redirecionamento de verbas quanto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o que dificulta esta destinação de verba", diz Hamilton.

Para se ter uma idéia de previsão de recursos, o reitor Trindade comentou que para a implantação de 14 cursos agora em São Vicente, no litoral, onde já existem instalações e funcionários da Unesp, serão necessários R$ 7 milhões/ano e gasta-se em média por aluno/ano R$ 7.500. Como ponto favorável, o reitor afirmou que já está prevista na LDO deste ano a criação de 14 novos cursos pela Unesp e que já estão aprovados pelo conselho de reitores.

Todos os deputados presentes se comprometeram a realizar esforços junto aos demais integrantes da Assembléia e ao governo do Estado para a criação de campus universitários em toda a região de Sorocaba, Sudoeste Paulista, Vale do Ribeira até o Pontal do Paranapanema, área totalmente desassistida em ternos de ensino público superior. Tiveram a garantia do reitor Trindade de que sua meta é, em cinco anos, ampliar em 5% ao ano o número de cursos oferecidos pela Unesp.

alesp