Sessão solene homenageia Furnas e seu trabalho no Luz para Todos


10/05/2007 18:40

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa realiza na próxima segunda-feira, 14/5, no plenário Juscelino Kubitschek, sessão solene em homenagem a Furnas Centrais Elétricas, por iniciativa do deputado Simão Pedro (PT). As centrais elétricas surgiram há 50 anos e proporcionaram uma rápida industrialização no país, bem como a expansão e a modernização da produção agrícola.

A Furnas Centrais Elétricas tem sua origem na Central Elétrica de Furnas, criada em 28 de fevereiro de 1957 com o objetivo de construir e operar no rio Grande a primeira usina hidrelétrica de grande porte do Brasil " a Usina Hidrelétrica de Furnas.

Hoje, a empresa atua nas áreas de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica e garante o fornecimento a 51% dos domicílios brasileiros, o que corresponde a 65% do PIB brasileiro.

A empresa coordena o programa Luz para Todos na região Sudeste e em Goiás e já atendeu 1,3 milhão de pessoas em mais de 260 mil domicílios que não tinham acesso à energia elétrica. O programa é direcionado ao meio rural e tem como meta levar energia elétrica para 10 milhões de brasileiros até 2008.

Para atingir esse objetivo, o Ministério das Minas e Energia, em conjunto com Furnas, desenvolve um trabalho integrado com os governos dos Estados, as concessionárias de energia elétrica, as cooperativas de eletrificação rural e demais ministérios.

spedro@al.sp.gov.br

alesp