Áreas de mananciais terão dinheiro do Banco Mundial


08/05/2006 16:23

Compartilhar:


O deputado Donisete Braga (PT) anunciou que o governo federal aprovou operação financeira para o Banco Mundial investir mais de US$ 100 milhões na recuperação e preservação das áreas de mananciais. Os recursos virão para os cofres do Estado e de prefeituras da Grande São Paulo. Estão previstas obras de saneamento e de infra-estrutura, regularização fundiária, remoção de famílias em áreas de risco e construção de parques, entre outras. O pedido de empréstimo para os mananciais estava parado no Ministério do Planejamento, em Brasília, desde 2001. Em maio do ano passado, Donisete procurou o ministério e conseguiu a retomada das negociações. Neste final de semana, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do ministério aprovou a operação financeira.

O governo e as prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Guarulhos, Suzano e Mogi das Cruzes deverão apresentar o projeto em detalhes nos próximos dias aos técnicos do Banco Mundial.

O governo e as prefeituras vão também investir recursos próprios neste projeto, que está relacionado ao programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê. Nesta primeira fase, que contará com recursos do Banco Mundial, estão previstos investimentos de mais de US$ 300 milhões. "São ações importantes para preservar os mananciais, garantir o abastecimento público de água e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos moradores", afirmou Donisete Braga.

Mais de 1,6 milhão de pessoas vivem hoje em áreas de proteção aos mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. A grande maioria de forma irregular. Alguns municípios estão inteiramente dentro destas áreas, como são os casos de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra, no Grande ABC.

dpbraga@al.sp.gov.br

alesp